O WhatsApp é o serviço de mensagens diretas mais usado em todo o mundo. E isso faz com que muitos o usem como veículo para espalhar mensagens que vulgarmente denominamos como “spam”.
De acordo com o The Indian Express, o WhatsApp publicou o seu primeiro relatório mensal com as Diretrizes de Intermediação e Código de Ética dos Media Digitais. Este relatório é referente ao período compreendido entre 15 de maio e 15 de junho de 2021.
Abuso do recurso de mensagens automáticas na origem dos banimentos
Durante estes 30 dias, o WhatsApp terá banido qualquer coisa como 2 milhões de contas no serviço. Em causa está o abuso de recurso de mensagens automáticas enviadas em massa.
“Estamos particularmente focados na prevenção porque acreditamos que é muito melhor impedir que uma atividade prejudicial aconteça em primeiro lugar do que detectá-la após o dano ocorrer”, começa por escrever o WhatsApp no comunicado.
“A deteção de abuso opera em três estados na atividade de uma conta: no registo; durante as mensagens; e em resposta ao feedback negativo, que recebemos na forma de relatórios e bloqueios de utilizadores”, complementam.
Ainda durante este período, o WhatsApp terá recebido um total de 646 reclamações. Destas, 73 terão sido por perfis falsos, e 198 de contas que foram hackeadas. Houve 22 acusações de acesso indevido a dados pessoais, e 18 reclamações de conteúdo impróprio e/ou abusivo.
Embora este relatório seja relativo diretamente à Índia, é bom recordar que todo o cuidado é pouco quando recebemos uma mensagem de desconhecidos no WhatsApp ou noutro serviço de mensagens diretas.
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