WhatsApp: Aplicação que te pode espiar continua na Google Play Store

Filipe Alves
Filipe Alves
Tempo de leitura: 2 min.

ChatW.

Horas depois de termos reportado a notícia a Apple decidiu por bem retirar app da sua App Store. Quando te diriges ao website do Chat Watch e clicas no símbolo da App Store terás uma mensagem que te indica o que se passa e o que tencionam fazer.

Vê ainda: Huawei quer saber o que tens vestido, sugere nova patente – Wearable

"A Apple suspendeu a nossa aplicação da loja de Apps. Estamos a trabalhar numa versão da web para lançar já amanhã e apelar a decisão com a Apple. Por favor insira o seu email para receber uma notificação para a versão web e um desconto." - ChatWatch.

Se és novo neste assunto vou-te fazer um rápido resumo do que se passa e para que serve esta aplicação. O lema deles é tão mau que o slogan. "Confia, mas verifica", só isto mostra-nos o quanto a aplicação se quer apoiar naquelas relações menos confiáveis.

Utilizadores WhatsApp continuam vulneráveis face esta app listada na Google Play Store

A descrição da aplicação assusta na verdade. Pode-se ler: "Use o Chatwatch para monitorizar a atividade online/offline do WhatsApp dos seus amigos, familiares ou funcionários. Mesmo quando o “último visto” está oculto. Descobre quando é que eles vão para a cama, quanto tempo dormem… Compara ainda os padrões das conversações entre pessoas que conheces, e nós dir-te-emos a probabilidade dessas duas pessoas falarem entre si, utilizando inteligência artificial. Sim, nós conseguimos.” – ChatWatch

O problema é que a aplicação não faz nada que seja tecnicamente proibido. A app simplesmente aproveita todos o recursos que o WhatsApp fornece aos desenvolvedores de terceiros e dá uma estimativa de conversações.

Uma pessoa com esta aplicação e com o teu contacto conseguirá ter uma ideia a que horas te deitas, quantas horas dormes e até criar uma estimativa se tu e outra pessoa falam entre si.

Vê também: Google Play Store: 48 novas aplicações Android temporariamente grátis

Não admira que a Apple tenha tirado a aplicação da App Store. Embora não quebre (teoricamente) nenhuma regra do WhatsApp ou da App Store, este tipo de aplicações invade inteiramente a tua privacidade sem o teu conhecimento.

A Google ainda nada fez para retirar esta aplicação da Google Play Store. Se lá deres um salto continua disponível para qualquer pessoa fazer o download. As avaliações da Google Play Store não são boas porque as pessoas esperam que esta aplicação seja grátis, porém, este não é o caso.

Espiar alguém no WhatsApp custará ao utilizador 2$ por semana, o equivalente a 1,6€. Se vale a pena? De maneira alguma. Esperemos que a Google tome as mesmas medidas da Apple e retire esta app do ar.

Assuntos relevantes na 4gnews:

LG quis saber a opinião dos utilizadores sobre a “Notch”

OnePlus 6. Temos mesmo que falar de ecrãs e da notch?

Xiaomi trará novo smartphone Android com o MediaTek Helio P60

Fonte

Filipe Alves
Filipe Alves
Fundador do projeto 4gnews e desde cedo apaixonado pela tecnologia. A trabalhar na área desde 2009 com passagens pela MEO, Fnac e CarphoneWarehouse (UK). Foi aí que ganhou a experiência que necessitava para entender as necessidades tecnológicas dos utilizadores.