Aplicação que espia o teu WhatsApp foi retirada da Google Play Store

Filipe Alves
Filipe Alves
Tempo de leitura: 2 min.

Há uns dias falámos sobre uma aplicação que tinha chegado à Google Play Store a Apple App Store com o propósito de espiar o teu WhatsApp. Como é óbvio, este tipo de aplicações chamou a atenção de muitos utilizadores.

A aplicação não quebrava nenhuma regra do WhatsApp, contudo, monitorizava a tua utilização. Se fosses tu que a tivesses instalada, monitorizava o WhatsApp dos teus amigos. Caso contrário...

Vê ainda: Samsung Always On agora suporta GIF’s no Android Oreo

Com o nome de "ChatWatch" esta app chegou para criar controvérsia. O aplicativo conseguia criar um grau de probabilidade quase certeiro e oferecer ao dono da app informações que ninguém tinha.

Eles prometiam mundos e fundos e a verdade é que cumpriam com estimativas quase certeiras. A aplicação era grátis para download, porém, necessitava de uma subscrição semanal de 2$ para conseguires aceder à informação. A descrição da aplicação assustava.

ChatWatch deixa assim a Google Play Store e Apple App Store

"Use o Chatwatch para monitorizar a atividade online/offline do WhatsApp dos seus amigos, familiares ou funcionários. Mesmo quando o “último visto” está oculto. Descobre quando é que eles vão para a cama, quanto tempo dormem… Compara ainda os padrões das conversações entre pessoas que conheces, e nós dir-te-emos a probabilidade dessas duas pessoas falarem entre si, utilizando inteligência artificial. Sim, nós conseguimos.” - A aplicação ChatW foi suspendida da Google Play Store e sinceramente não me parece que vá voltar.

Contudo, o problema persiste. Como sabes existe a possibilidade de instalar aplicações sem ser via Google Play Store ou Apple App Store. Se a empresa decidir comercializar apenas a APK terá menos visibilidade, porém, os utilizadores com a aplicação conseguirão fazer exactamente o mesmo.

Mark Zuckerberg também tem olhar para a privacidade do utilizador no WhatsApp

Até que o WhatsApp, dominado por Mark Zuckerberg CEO do Facebook, não retirar certos privilégios aos desenvolvedores qualquer pessoa com a aplicação ficará vulnerável a este tipo de app.

Facebook Instagram e WhatsApp. Todas estas aplicações são dominadas pelo Facebook de Mark Zuckerberg, um CEO que parece ignorar a privacidade dos utilizadores em troca de crescimento.

Assuntos relevantes na 4gnews:

Xiaomi: Faz aqui o download dos wallpapers oficiais da marca

Samsung Galaxy J7 2018: As especificações do gama de entrada da Samsung

Android. Homtom HT70 com 10.000 mAh de bateria está por 127€

Fonte

Filipe Alves
Filipe Alves
Fundador do projeto 4gnews e desde cedo apaixonado pela tecnologia. A trabalhar na área desde 2009 com passagens pela MEO, Fnac e CarphoneWarehouse (UK). Foi aí que ganhou a experiência que necessitava para entender as necessidades tecnológicas dos utilizadores.