WhatsApp alerta utilizadores para evitar versões alternativas da app para Android

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
Tempo de leitura: 2 min.

O aviso chega diretamente do responsável máximo pelo WhatsApp. Através do Twitter, Will Cathcart informa da existência de versões adulteradas da app do serviço para Android que constituem um perigo para todos os que as utilizam.

Estas podem roubar informações pessoais dos utilizadores, constituindo uma ameaça real para a segurança e privacidade dos mesmos. O conselho é que se evite a instalação de versões do WhatsApp fora da Play Store.

Há um novo flagelo de segurança com versões alternativas do WhatsApp

Tal como informa Will Cathcart numa sequência de publicações no Twitter, esta ameaça foi descoberta pela equipa de segurança do WhatsApp. Cenário prontamente comunicado à Google para que se possam tomar as medidas possíveis para colmatar o problema.

Em causa estão versões alternativas ou modificadas do WhatsApp que prometem funcionalidades extra à versão base do serviço: São vários os exemplos disso, mas Cathcart destaca a "Hey WhatsApp" desenvolvida pela equipa HeyMods.

Comum a qualquer versão alternativa ou modificada do WhatsApp está a ameaça para a segurança e privacidade dos dados dos seus utilizadores. O seu objetivo passa apenas por roubar dados sensíveis que estes tenham nos seus smartphones.

Will Cathcart deixa ainda o apelo ao desincentivo de amigos e familiares para o uso destas versões do WhatsApp. Caso nos deparemos com um cenário desses, a melhor opção é aconselhar à desinstalação imediata da app e substituição pela versão oficial..

Google já tomou medidas para minimizar os estragos

Uma vez notificada deste cenário, a Google dotou o mecanismo Play Protect para combater este flagelo. Este garante de segurança do Android está dotado das ferramentas para detetar e desativar qualquer versão adulterada do WhatsApp presente num smartphone.

Ainda assim, o CEO do WhatsApp reitera o apelo para que os utilizadores recorram apenas à Play Store e outras lojas confiáveis para a instalação da sua app. É aqui que podemos encontrar a versão oficial e segura desta popular plataforma de comunicações.

Aliás, este é um apelo que deixamos reiteradamente no que concerne à instalação de qualquer aplicação num smartphone Android. Deves descartar a instalação de apps fora da Play Store precisamente pelo risco acrescido de esta contar com malware.

Editores 4gnews recomendam:

  • WhatsApp: já podes usar qualquer emoji nas reações às mensagens na app
  • LG Rollable e a prova definitiva da existência deste irreverente smartphone (vídeo)
  • Xiaomi lança globalmente o melhor amigo do teu cão ou gato quando não estiveres em casa
Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
No 4gnews desde 2015, escreve e acompanha as últimas tendências, sobretudo smartphones, para que os leitores estejam sempre bem informados.