WhatsApp a espiar os utilizadores? Afinal era só um bug, revela a Google

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
Tempo de leitura: 2 min.

No mês passado surgiu um relato que colocou os utilizadores do WhatsApp em alerta. Isto porque o painel de privacidade do Android indicava que a aplicação estaria a escutar os utilizadores ao usar frequentemente o microfone do smartphone.

Há data, os responsáveis pelo WhatsApp vieram refutar tais indícios afirmando que se tratava apenas de um bug do Android. Agora, é a própria Google que, através do Twitter, veio confirmar esse cenário.

A recent Android bug affecting a limited number of WhatsApp users produced erroneous privacy indicators and notifications in the Android Privacy Dashboard.Users can now update their WhatsApp app to address this issue. We thank WhatsApp for their partnership and apologize…

— Android Developers (@AndroidDev) 21 de junho de 2023

Bug no Android indicava que o WhatsApp estaria a usar o microfone do smartphone

O comunicado da Google afirma que o aparecimento do uso de microfone pelo WhatsApp no painel de privacidade do Android não passou de um bug. Um erro que afetou um número limitado de utilizadores, aos quais pede desculpa pelo sucedido.

Para corrigir o problema, a Google aconselha a atualização da aplicação do WhatsApp para a versão mais recente disponível. Ademais, agradece aos responsáveis pela plataforma de comunicação pela disponibilidade demonstrada para a resolução do problema.

Graças a este comunicado, ficam sanadas as preocupações dos utilizadores mais preocupados com a sua privacidade. Por outras palavras, desaparece o receio de que o WhatsApp estivesse a colocar em causa a privacidade dos utilizadores.

Esta "polémica" instaurou-se após os relatos do utilizador Foad Dabiri quando se deparou com várias entradas do WhatsApp no painel de privacidade do Android. Essas entradas indicavam que a app estaria a usar o microfone do seu smartphone com intervalos de poucos minutos, mesmo durante a noite.

WhatsApp has been using the microphone in the background, while I was asleep and since I woke up at 6AM (and that's just a part of the timeline!) What's going on? pic.twitter.com/pNIfe4VlHV

— Foad Dabiri (@foaddabiri) 6 de maio de 2023

Naturalmente que tais declarações vieram colocar os utilizadores desta plataforma em alerta. Foi o suficiente para despoletar uma nova onda de preocupações entre os utilizadores do WhatsApp, em especial os que levam a sua privacidade mais a sério.

Felizmente tudo não passou de um bug, tal como os responsáveis pelo WhatsApp afirmaram desde o início. Uma simples atualização da aplicação irá resolver o problema e ainda trará outras novidades para app como o silenciamento de chamadas de origem desconhecida e um novo recurso de verificação de privacidade.

Editores 4gnews recomendam:

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
No 4gnews desde 2015, escreve e acompanha as últimas tendências, sobretudo smartphones, para que os leitores estejam sempre bem informados.