WebAuthn é o princípio do fim das passwords como as conhecemos

Bruno Coelho

Todos gostamos de nos sentir seguros online. O sistema atual de passwords não é o mais seguro, principalmente contra o chamado phishing. Contudo, o jogo pode agora estar a mudar com a aprovação do WebAuthn.

O World Wide Web Consortium (W3C) aprovou hoje aquela que pretende ser a forma de autenticação standard do futuro. Aliás, a WebAuthn quer substituir as passwords como a forma de protegermos as nossas contas online.

WebAuthn password w3c

O WebAuthn (Web Autentication) foi anunciado o ano passado e já é suportado pelos browsers Chrome, Firefox, Edge ou Safari. Tendo em conta as notícias oficializadas hoje, esta pode ser a altura em que os sites devem começar a adotar esta forma de autenticação.

Mas afinal em que consiste o WebAuthn?

O sistema é basicamente um API que deixa os sites comunicar com um dispositivo seguro e assim permitir ao utilizador ligar-se no seu dispositivo. O mais importante a reter é que o WebAuthn é mais seguro que as passwords que boa parte dos utilizadores usam online.

WebAuthn password w3c

Inegavelmente, esta forma de autenticação será bem melhor do que termos de nos lembrar daquela sequência de letras, números e caracteres. Embora na prática o WebAuthn possa ser usado de várias formas, acredito que uma autentitação com sensor biométrico possa ser algo bastante efetivo e facilmente adotável.

Dropbox e Microsoft já adotaram o sistema

Com efeito, agora que a W3C aprovou este novo standard, espera-se que os websites deem os próximos passos. A Dropbox foi um dos primeiros a fazê-lo o ano passado, e a Microsoft seguiu-lhe os passos.

Em síntese, este é o princípio do fim das passwords. O WebAuthn é uma alternativa viável e rápido os utilizadores vão perceber a sua comodidade e segurança. Uma internet sem phishing é uma internet mais segura.

Editores 4gnews recomendam:

LG V50 ThinQ: Primeiras impressões do smartphone “modular”

Apex Legends continua a crescer e bate recordes inacreditáveis

Dark Mode do Facebook Messenger chegou agora a todos os utilizadores

Via

Bruno Coelho
Bruno Coelho
O Nokia 3650 foi o primeiro grande mergulho no mundo tecnológico. Se o Ultimate Team é o seu atual saco de boxe, o Macbook Pro é o melhor amigo. Escrever sobre tecnologia é o processo natural na vida de alguém que come especificações ao pequeno-almoço.