
O Waze está a reforçar a sua aposta em inteligência artificial (IA) de forma a proporcionar uma ainda melhor experiência de utilização aos milhões de condutores espalhados por esse mundo fora.
No entanto, para que essa evolução seja possível, há alguns utilizadores que vão sofrer! Isto porque milhões de smartphones Android vão deixar de ser compatíveis com a app de navegação.
Assim sendo, conforme anunciado em agosto, a próxima versão do Waze, a 5.9.90, vai ter requisitos de software diferentes e que já não são suportados pelos telemóveis com Android 9. Além dos smartphones, o mesmo também se aplica a tablets e até sistemas de infoentretenimento automóvel que ainda utilizem este sistema operativo mais velhinho.
Waze continua a funcionar... por agora
Quem quiser continuar a utilizar o Waze em segurança terá de ter Android 10 ou superior. Embora a aplicação não desapareça imediatamente dos dispositivos mais antigos, a verdade é que vão ficar limitados. Não vão receber novas funcionalidades, melhorias de IA ou atualizações de segurança.
Em contraste, o Google Maps, principal concorrente, mantém a compatibilidade com Android 8 e Android 9, o que pode levar muitos que não querem trocar já de telemóvel a fazer a mudança para a app rival.
Os maiores prejudicados serão os utilizadores com veículos equipados com sistemas de infoentretenimento antigos, já que a maioria dos fabricantes não vai além do Android 8 ou 9 nestas atualizações.
A empresa já confirmou que, sem atualização de software, a app continuará a funcionar durante algum tempo, mas com suporte limitado e maior risco de segurança. Atualizações de mapas e alertas essenciais ainda serão fornecidos, mas também com data de validade definida.