Waymo cria contas para adolescentes viajarem sem pais em carros autónomos

Para já, a novidade só está disponível em Phoenix, nos EUA. Mas será uma questão de tempo até chegar a todo o país.

Carro Waymo circula na estrada sem motorista
Imagem: Divulgação / Engadget

A Engadget está a noticiar que a Waymo, empresa de carros autónomos, vai criar contas para adolescentes viajarem sem os pais. Este novo serviço permite que jovens entre os 14 e 17 anos usem os carros de forma independente—facilitando a logística para os pais, que são sempre boleia aos filhos. O lançamento vai acontecer em Phoenix (EUA) e deve espalhar-se por todo o país.

Como funcionam as contas para adolescentes da Waymo?

O processo foi desenhado para ser intuitivo e, acima de tudo, seguro, dando controlo total aos pais:

  • Adesão controlada pelos pais: para aderir ao serviço, qualquer adolescente tem de ter a conta vinculada à de um pai ou encarregado de educação. É o adulto que faz o convite e que autoriza o acesso ao serviço.

  • Independência nas deslocações: após ativas, estas contas permitem que os adolescentes peçam viagens 100% autónomas. Os jovens podem fazê-lo em toda a região metropolitana de Phoenix, nuns impressionantes 815 km²—o que lhes dá uma grande liberdade de movimento sem dependerem dos pais para cada viagem.

  • Passageiros adicionais: os adolescentes podem levar até 3 convidados (com 14 anos ou mais), o que facilita o transporte em grupo para atividades escolares ou sociais, por exemplo.

Carro Waymo circula na estrada

Imagem: Divulgação / Engadget

A segurança primeiro

Como é natural, a preocupação dos pais existe sempre. E é por isso que a Waymo apostou em medidas concretas para garantir segurança e tranquilidade:

  • Ajuda especializada: há agentes especialmente treinados e disponíveis para ajudar os adolescentes durante as viagens. Estes agentes podem, se necessário, contactar os pais para resolver qualquer questão.

  • Monitorização parental constante: os pais recebem todos os recibos das viagens, para estarem sempre informados sobre as viagens dos filhos. Além disso, os adolescentes têm a opção de partilhar onde estão—em tempo real—com os pais, permitindo um acompanhamento ao minuto.

  • Ambiente de viagem seguro: como os carros são autónomos, as viagens acontecem num ambiente "livre de estranhos", sem a presença de um motorista humano—o que pode ser um fator de segurança adicional para muitos pais.

Esta iniciativa da Waymo é um passo em frente na democratização dos veículos autónomos. Embora comece por Phoenix, a expansão para outras áreas deverá mesmo acontecer—prometendo um futuro mais autónomo, seguro e eficiente.

Adiciona o 4gnews ao teu Google News Google News
Luísa Amorim
Luísa Amorim
Licenciada em Ciências da Comunicação e Mestre em Multimédia. Decidiu nunca trabalhar como jornalista e foi na produção de conteúdos que encontrou a alternativa certa, sobretudo na área de tecnologia—onde deu os primeiros passos na escrita online. Com centenas de artigos escritos sobre gadgets, reviews e comparações de dispositivos, é nesta área que se sente mais confortável.