Nos “escritórios” da 4gnews muitas vezes entramos em discussões filosóficas, quiçá até poéticas, em que cada autor tem uma opinião própria sobre cada matéria. No que toca ao carregamento sem fios, vulgo carregamento wireless, sempre fui céptico.

Não entendo realmente a vantagem da tecnologia até aqui existente. O carregamento sem fios neste momento troca o tradicional cabo por uma base de carregamento que, no final de contas, também precisa de um cabo para poder transmitir energia ao smartphone.

Vê ainda: Huawei P11 ou Huawei P20? Novos rumores criam dúvidas

Opiniões contrárias defendem que este tipo de tecnologia é o futuro. Parece que esse dia chegou e se este “WattUp” fizer o que promete, o carregamento sem fios tornar-se-á realmente útil e prático.

A FCC (Federal Communications Commission), uma agência americana cuja finalidade é de regulamentar as telecomunicações, aprovou aquilo que é o primeiro carregador wireless à distância. O WattUp ‘Power-At-A-Distance’ permite carregar qualquer equipamento a uma distância de aproximadamente 5 metros.

A tecnologia que permite isto baseia-se no uso do mecanismos WattUp Mid Field Transmiter. A tecnologia converte eletricidade em ondas rádio, que posteriormente se difundem pela divisão e carregam qualquer equipamento que tenha um conversor nele embutido.

WattUp promete carregar o teu smartphone à distância!

De acordo com a fabricante, a WattUp é capaz de carregar diversos equipamentos numa mesma divisão. Smartphones, tablets, teclados, headphones e muito mais. Só precisam de estar equipados com o devido receptor.

Esta tecnologia não necessita obrigatoriamente de ser embutida no smartphone. Imaginando que o iPhone 6 tem uma capa com o receptor não terá problemas para este tipo de carregamento.

Para assegurar a conveniência na utilização desta tecnologia, tudo poderá ser controlado através de uma aplicação no smartphone.

Até agora não existe qualquer data para o lançamento desta tecnologia para o mercado. É no entanto referido que este tipo de tecnologia poderá ser demonstrada na CES 2018 – Consumer Eletronics Show, feira de tecnologia que decorre já em janeiro em Las Vegas.

Assuntos relevantes na 4gnews:

Haven – aplicação desenvolvida por Edward Snowden já está na Google Play Store

Samsung Galaxy S8 e Note 8 sem suporte para o Project Treble no Oreo

Google Maps – a incrível Inteligência Artificial que chega a assustar!

ViaGizmoChina
FonteFCC
Aveirense de gema. Licenciado em Enfermagem. Apaixonado por fotografia e media digital. Interessado pela importância que a tecnologia representa no nosso dia-a-dia, especialmente o seu contributo para a evolução dos cuidados de saúde.