A Volvo acaba de dar um novo passo na evolução da segurança automóvel. A marca sueca vai estrear no EX60 EV, o seu SUV elétrico de médio porte, o primeiro sistema de cinto de segurança multi adaptável do mundo. A nova tecnologia ajusta a proteção em tempo real do cinto, com base nas características físicas de cada passageiro e nas condições do veículo.
Um cinto inteligente que se adapta a ti
Segundo a Volvo, o novo sistema usa uma combinação de sensores internos e externos capazes de analisar fatores como altura, peso, formato corporal, posição do assento, direção e velocidade do veículo. Tudo isso é processado “num piscar de olhos” e comunicado ao cinto de segurança, que ajusta automaticamente a força de retenção para oferecer a proteção ideal.
Na prática, isto significa que uma pessoa com estrutura maior, por exemplo, receberá um nível de carga mais alto no cinto, ajudando a evitar ferimentos graves na cabeça em colisões de maior intensidade. Já passageiros com estrutura mais pequena terão menos força aplicada no cinto em acidentes leves, reduzindo o risco de fraturas nas costelas.
11 níveis de proteção, contra os habituais três
Um dos grandes destaques da nova tecnologia é a expansão no número de perfis de limitação de carga, que controlam a quantidade de força que o cinto de segurança aplica ao corpo durante um acidente.
Normalmente, os cintos de segurança funcionam com três perfis. O novo sistema da Volvo sobe este número para 11, permitindo uma personalização muito mais fina da força exercida sobre o corpo em caso de acidente.
Apesar de não ter esclarecido se a tecnologia contempla as diferenças na posição do cinto em relação ao peito das mulheres — um ponto frequentemente levantado em estudos de segurança — a marca sublinha que o objetivo é garantir uma proteção mais inclusiva e adaptada à realidade de diferentes corpos.
Baseado em dados reais e com atualizações pela cloud

De acordo com a Volvo, este sistema foi desenvolvido com base em mais de 50 anos de investigação em segurança e num banco de dados real que inclui mais de 80 mil pessoas envolvidas em acidentes. Além disso, o sistema também foi pensado para evoluir: ele poderá receber melhorias via over-the-air, ou seja, atualizações remotas de software à medida que a marca reunir novos dados e insights.
“O primeiro cinto de segurança multi adaptável do mundo é mais um marco para a segurança automóvel e um ótimo exemplo de como utilizamos dados em tempo real com a ambição de ajudar a salvar milhões de vidas. Isto marca uma grande atualização do moderno cinto de segurança de três pontos, uma invenção da Volvo introduzida em 1959, que se estima ter salvado mais de um milhão de vidas”, afirmou Åsa Haglund, chefe do Centro de Segurança da Volvo Cars, conforme reportou a página Engadget.
Um legado que continua a definir a indústria
Criado por Nils Bohlin, engenheiro da Volvo, o cinto de três pontos teve a sua patente tornada pública na altura para que outras marcas também pudessem usá-lo, uma decisão que ainda hoje é vista como um marco ético na indústria automóvel. Resta saber se a Volvo adotará a mesma abordagem com este novo sistema multi adaptável, ou se vai mantê-lo exclusivo nos seus modelos.
O primeiro automóvel a contar com esta tecnologia será o Volvo EX60, previsto para lançamento já no próximo ano. Um passo natural para a marca que continua a fazer da segurança uma prioridade absoluta, agora com inteligência artificial e personalização em tempo real ao serviço de quem vai dentro do carro.
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