Integração com Gemini para interação no habitáculo
Já sabíamos alguns pormenores sobre o Volvo EX60, mas agora a marca revelou que o novo SUV elétrico vai incluir o Gemini da Google, este será, aliás, o primeiro modelo da marca a ter capacidade para perceber o que o condutor lhe diz.
Graças à tecnologia IA da Google, o condutor pode solicitar tarefas para o carro desempenhar, sem ser necessário memorizar comandos de voz específicos. Por exemplo, o condutor pode pedir para que um endereço seja encontrado no seu e-mail ou pedir ao Gemini que avalie se determinada caixa vai caber no porta-bagagem.
Para processar toda a potência necessária à IA, o Volvo EX60 conta com o sistema HunginCore, assente em processadores avançados da NVIDIA e da Qualcomm. Este mesmo sistema, devido à sua potência, vai também ser mais rápido a carregar as aplicações.
Atualizações futuras e aprendizagem contínua
De acordo com a própria Volvo, o SUV EX60 “vai melhorar com o tempo”. Isto porque está preparado para receber atualizações remotas que trazem consigo novas capacidades baseadas em tecnologia IA, além das melhorias do sistema.
É avançado que num futuro, a curto médio prazo, o Gemini do EX60 pode usar as câmaras do carro para ver o mesmo que o condutor e conseguir, assim, responder a perguntas sobre o mundo fora da janela do carro.
Também no interior, o EX60 vai integrar cintos de segurança adaptativos que vão detetar o tamanho e peso do passageiro para ajustar a força a aplicar, em caso de acidente. Mas há mais.
Como o Volvo EX60 está ligado a uma rede global, o veículo vai aprender com outros modelos da marca, espalhados pelo mundo. Na prática, vai absorver dados de outros carros quando estes se deparam com uma situação de perigo para aprender o suficiente para evitar que um EX60 passe por uma situação semelhante.
