Ao comprar através dos nossos links, podemos receber uma comissão. Saiba como funciona.

Volvo EX60: já vimos ao vivo o elétrico com até 810 km de autonomia e IA da Google

Novo SUV elétrico da Volvo promete carregar até 340 km de autonomia em apenas 10 minutos. A nova frente iluminada e o design escandinavo são algumas das novidades deste carro e até já sabemos quando chega aos concessionários.

Evento Volvo EX60 Lisboa 1
Joana Pereira/ 4gnews

Vimos o Volvo EX60 pela primeira vez e ao vivo, em Lisboa

A Volvo apresentou o novo EX60 num evento realizado no dia 3 de março, em Lisboa, onde tivemos oportunidade de ver o modelo ao vivo antes da sua chegada ao mercado. Este SUV elétrico representa um passo importante para a marca sueca, não apenas pelas especificações ambiciosas, mas por inaugurar uma nova base tecnológica que vai suportar a próxima geração de carros da Volvo.

Entre os destaques estão a autonomia anunciada de até 810 km, carregamentos rápidos capazes de recuperar centenas de quilómetros em minutos e a integração da inteligência artificial Gemini da Google para tornar a interação com o carro mais natural. Mas estas estão longe de ser as únicas novidades do EX60.

As reservas para este modelo elétrico da Volvo já abriram, e segundo a marca, estão a superar (e muito) as expetativas.

Evento Volvo EX60 Lisboa 6
Joana Pereira/ 4gnews

Um elétrico que inaugura uma nova geração da Volvo

O EX60 é o primeiro modelo construído sobre a nova plataforma elétrica SPA3 (Scalable Product Architecture 3). Esta arquitetura foi desenvolvida de raiz para veículos elétricos e foi pensada para permitir carros mais eficientes, com mais capacidade de software e preparados para evoluir ao longo do tempo.

A Volvo explicou durante o evento que esta plataforma será utilizada por vários modelos futuros da marca. O EX60 é apenas o primeiro de uma nova geração de veículos elétricos que vão apostar numa integração cada vez maior entre hardware, software e inteligência artificial.

Entre as tecnologias introduzidas pela SPA3 está também o chamado mega casting, um processo de produção que utiliza grandes peças estruturais únicas para simplificar o fabrico e reduzir custos.

Evento Volvo EX60 Lisboa 2
Joana Pereira/ 4gnews

Autonomia até 810 km e carregamentos muito rápidos

No capítulo técnico, o EX60 promete números ambiciosos para um SUV elétrico deste segmento. A Volvo aponta para até 810 km de autonomia, um valor pensado para reduzir a ansiedade associada às viagens mais longas.

Outro destaque é a nova arquitetura elétrica de 800 volts, que permite carregamentos muito mais rápidos do que nas gerações anteriores. Segundo a marca, o EX60 poderá recuperar até 340 km de autonomia em apenas 10 minutos de carregamento, aproximando a experiência de utilização de um elétrico da rapidez associada ao abastecimento de combustíveis tradicionais.

A Volvo revelou ainda que pretende tornar os elétricos mais acessíveis. O objetivo é que o EX60 tenha um preço semelhante aos modelos de combustão do mesmo segmento, reduzindo uma das principais barreiras à adoção deste tipo de motorização.

Inteligência artificial da Google dentro do carro

Um dos elementos mais interessantes do EX60 é a integração da IA Gemini da Google no sistema do veículo. A Volvo quer tornar a interação com o carro mais natural, permitindo que o condutor fale com o sistema sem ter de memorizar comandos específicos.

Com esta tecnologia, será possível pedir ao carro para adicionar uma paragem a uma viagem, procurar informações ou executar tarefas digitais de forma simples.

A integração vai mais longe do que o próprio carro. O sistema poderá também comunicar com dispositivos da casa inteligente, permitindo por exemplo ligar luzes ou aquecimento antes de chegar a casa.

No futuro, a Volvo acredita que esta inteligência artificial poderá até ajudar a interpretar sinais de trânsito de outros países, algo especialmente útil para quem conduz em diferentes mercados.

Evento Volvo EX60 Lisboa 7
Joana Pereira/ 4gnews

Segurança continua a ser prioridade

Apesar da forte aposta em software e inteligência artificial, a Volvo sublinha que a segurança continua no centro do desenvolvimento do EX60.

Entre as novidades está um cinto de segurança multi-adaptativo, capaz de analisar características do ocupante como peso, altura e morfologia corporal. Com base nesses dados, o sistema ajusta a resposta do cinto em caso de colisão, tendo também em conta fatores como velocidade e ângulo do impacto.

Outro detalhe pensado para melhorar a experiência dentro do habitáculo é um microfone que amplifica a voz do condutor para os passageiros traseiros. Assim, é possível falar com crianças ou outros ocupantes no banco de trás sem necessidade de olhar para trás durante a condução.

Evento Volvo EX60 Lisboa 5
Joana Pereira/ 4gnews

Um carro pensado para evoluir com o tempo

O Volvo EX60 foi concebido com a filosofia “designed to keep learning”, o que significa que o carro poderá continuar a melhorar ao longo do tempo através de atualizações remotas.

Estas atualizações poderão trazer novas funcionalidades, melhorias de software e evoluções baseadas em inteligência artificial. A Volvo explicou também que os veículos da marca poderão aprender com dados recolhidos por outros carros Volvo espalhados pelo mundo.

Na prática, isto significa que o sistema pode identificar situações de risco enfrentadas por outros veículos e adaptar-se para ajudar a evitá-las no futuro.

Evento Volvo EX60 Lisboa 4
Joana Pereira/ 4gnews

Quando chega o Volvo EX60

Durante o evento em Lisboa, a Volvo revelou também algumas informações sobre o calendário do modelo. As primeiras unidades do EX60 deverão chegar aos concessionários entre agosto e setembro.

Para já, a produção prevista para este ano ronda 500 unidades, embora a marca tenha como objetivo aumentar este número para cerca de 1000 unidades.

A Volvo confirmou ainda que uma versão EX60 Cross Country está prevista apenas para 2027, reforçando que este SUV elétrico será apenas o início de uma nova fase para a marca.

Com a nova plataforma SPA3, autonomia elevada e integração profunda de inteligência artificial, o EX60 mostra como a Volvo pretende posicionar os seus próximos carros: mais elétricos, mais inteligentes e preparados para evoluir ao longo do tempo.

Sugestão de leitura:

Promoção do Dia

Anker Power Bank Carregador portátil de 24.000 mAh e 3 portas
Anker Power Bank Carregador portátil de 24.000 mAh e 3 portascarga rápida 140W, tela digital, 3 portas, alta capacidade
Oferta por tempo limitado
75,80 €Amazon
149,99 €-49%
Logo 4gnews
Estamos a recrutar! Editor e Reviewer de Produtos Tech
Candidata-te agora
Joana Pereira
Joana Pereira
Apaixonada por marcas e tecnologia, a Joana já reconhecia logótipos antes mesmo de saber ler. Hoje, dedica-se a transformar artigos em conteúdos pensados para redes sociais, tornando a informação acessível, atrativa e adaptada a cada plataforma.