Volta Zero: novo camião elétrico a chegar à estrada em 2022

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 2 min.

A Volta Trucks, uma empresa startup com sede na Suécia, acaba de apresentar o seu novo veículo elétrico. Chama-se Volta Zero, é um camião de carga para transporte de mercadorias e prevê-se que a produção comece em 2022, no Reino Unido.

O veículo elétrico, com 16 toneladas, foi concebido especificamente para a entrega de encomendas e cargas citadinas. Dito isto, pode transportar até 8 600 Kg de carga, com uma autonomia de 150 a 200 km, consoante a carga e outros fatores.

O sucesso do camião elétrico dependerá do preço

Face à sua motorização elétrica, composta por um motor elétrico alojado nas imediações do eixo traseiro, o Volta Zero tem menos 90% de componentes mecânicos que um camião convencional com motor de combustão a diesel.

Mais ainda, a Volta quer comercializar este camião a um preço similar ao de um veículo convencional a diesel para competir diretamente com estes. Por outras palavras, a empresa aposta na facilidade de manutenção e preço competitivo.

O camião Volta Zero começará a ser testado na estrada em 2021 por alguns dos maiores operadores no mercado das entregas e transportes. Gradualmente, a empresa espera cativar mais agentes económicos para testar o seu Zero no próximo ano.

A produção do Volta Zero terá lugar no Reino Unido

Um dos maiores destaques do Volta Zero é a cabine, ou habitáculo do condutor. Sendo ampla e sem impedimentos causados pela habitual colocação do motor, na parte frontal, o veículo elétrico proporciona uma visão clara em 220 graus.

Adicionalmente, o condutor terá uma visão de 360 graus com recurso aos refletores e ao conjunto de câmaras espalhadas pelo camião, evitando ângulos mortos. A empresa espera que esta benesse seja, também ela, um fator atrativo.

Em declarações à agência Reuters, a empresa sueca afirmou que o primeiro Volta Zero foi fabricado em Warwick, no Reino Unido, avançando também que já estão em negociações com algumas fornecedoras para agilizar a produção dos veículos.

Sem avançar detalhes sobre os fundos atuais da empresa, ou fontes de capital, a startup mostrou-se interessada em conseguir atrair novos investidores para sustentar o desenvolvimento do seu negócio.

Por último, o preço de venda ao público do Volta Zero ainda não foi revelado. Vale, até lá, a promessa de que será similar aos veículos a combustão que cumprem a mesma função.

Editores 4gnews recomendam:

  • Os 22 melhores carros elétricos em 2020
  • 10 carros elétricos com maior autonomia em 2020
  • Xiaomi lança Redmi Earphones: áudio de qualidade por preço imbatível
Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.