
A Volkswagen continua a apostar na democratização no acesso aos carros elétricos. Depois de anunciar um novo modelo que chegará a Portugal por menos de 30 mil euros, ela revela mais pormenores de outro veículo ainda mais barato.
Falamos do novo Volkswagen ID. Polo que terá valores de venda a partir dos 25 mil euros. E para aumentar o entusiasmo em torno deste modelo, a marca alemã revelou algumas das especificações deste carro.
Volkswagen ID. Polo chega com quatro níveis de potência e duas baterias
Começando pelo mais importante, vamos olhar para as baterias deste elétrico. Neste departamento, a Volkswagen oferecerá dois tipos de baterias consoante a versão escolhida do novo ID. Polo.
Este carro terá duas versões de entrada, uma delas com uma bateria de 85 kW e outra de 99 kW. Ambas as versões usarão baterias de fosfato de ferro-lítio (LFP) com carregamento em corrente contínua até 90 kW.
Haverá ainda duas configurações mais avançadas, com potências de 155 kW ou 166 kW. Estas versões contarão com baterias MNC (níquel, manganês, cobalto) com carregamentos de até 130 KW também em corrente contínua.
No que concerne à sua autonomia, as versões de entrada ainda não têm valores divulgados. Já as versões mais potentes do ID. Polo oferecerão uma autonomia de até 450 km em ciclo WLTP.
Olhando agora para o seu motor, este estará posiciona no eixo dianteiro e com quatro patamares de potência. Com efeito, este elétrico terá opções de 85 kW (116 cv), 99 kW (135 cv), 155 kW (211 cv) e uma versão ID. Polo GTI com 166 kW (226 cv).
Modelo elétrico será mais largo e mais alto que o Polo tradicional
A Volkswagen desvendou ainda as dimensões físicas desta versão elétrica do Polo. Embora a diferença para a versão a combustão não seja gritante, este modelo será um pouco maior, com exceção do seu comprimento.
Com efeito, o Volkswagen ID. Polo terá 1816 mm de largura, 1530 mm de altura e uma distância entre eixos de 2600 mm. Isto significa que este modelo será mais espaçoso no interior, oferecendo maior conforto aos ocupantes.
O aumento de dimensões reflete-se ainda na capacidade da sua bagageira, que contará com 435 litros, um aumento de cerda de 24%. Com os bancos rebatidos, a capacidade da bagageira sobe para os 1243 litros.
Importa ainda dizer que o ID. Polo vai estrear a plataforma MEB+, uma derivação da plataforma que tem sustentado os elétricos da Volkswagen. Esta nova variação destaca-se pela introdução de uma solução de tração dianteira.
Para finalizar, importa dizer que este ID. Polo deverá ser lançado oficialmente na primavera de 2026. No entanto, a sua versão GTI chegará mais tarde, mas com a promessa de um lançamento no mesmo ano.
