A promessa foi feita no início deste ano durante a CES e é agora cumprida: graças ao ChatGPT, a Volkswagen atualizou o assistente de voz dos seus automóveis e promete agora conversas mais naturais e longas.
Para quem gosta de conduzir sossegado e em silêncio, esta será uma funcionalidade dispensável; mas para os momentos mais solitários, ou para quem tiver dúvidas sobre trajetos e pontos de interesse, será uma experiência que o fabricante garante ser ‘mais intuitiva’.
A atualização está disponível em todos os veículos VW, incluindo os modelos elétricos.
Trabalho de parceria em IA
A atualização do assistente de voz no sistema de infoentretenimento da VW está integrado na plataforma Cerence Chat Pro, da Cerence Inc., que já disponibilizava o chatbot IDA nos automóveis da Volkswagen.
A nova atualização com o ChatGPT garante um novo patamar de conversação ao sistema – e à própria IDA -, que vai além dos tradicionais comandos de voz de navegação, ou controlo de alguns settings do automóvel.
Segundo o fabricante, os motoristas e os passageiros poderão obter inúmeras informações e sugestões, que vão de aspetos ligados à navegação e localização, até testes espontâneos de curiosidades para passar o tempo.
"Estamos orgulhosos desta parceria com o Grupo Volkswagen para acrescentar valor imediato aos seus motoristas, que procuram alavancar a IA Generativa quando estão em movimento" - afirmou o CEO da Cerence, Stefan Ortmanns, em declarações publicadas pelo TechRadar.
“Estes novos recursos — que continuarão a aumentar — tornam o assistente de voz IDA mais experiente, capaz e valioso do que nunca, permitindo uma viagem mais segura e agradável" - conclui.
O assistente de voz atualizado com o ChatGPT é, para já, disponibilizado em Inglês (versões EUA e Reino Unido), Espanhol, Checo e Alemão.
A questão da privacidade
Os responsáveis da Volkswagen destacam a componente de privacidade deste sistema e do assistente de voz, garantindo que a IA utilizada não tem acesso aos dados confidenciais do veículo.
Segundo o fabricante, todos os dados gerados numa sessão são excluídos de imediato após cada uso.
O fabricante prefere dar ênfase à sua aposta na tecnologia. E em declarações publicadas pelo Tech Radar, Kai Grünitz, membro do Conselho de Administração da Volkswagen, confirma essa ideia:
"A Volkswagen tem uma longa tradição de democratizar tecnologias. Como fabricante em volume, tornamos essas tecnologias acessíveis a um elevado número de pessoas. Ao integrar perfeitamente o ChatGPT ao ‘backend’ do nosso assistente de voz, passamos a oferecer aos motoristas a oportunidade de usarem a IA diariamente, mostrando assim o quão inovadores são os nossos produtos.”
Apesar de os assistentes de voz serem comuns nos automóveis modernos, com esta atualização a VW pretende atrair os utilizadores que procuram na IA uma forma de ter conversas mais ‘naturais’ enquanto conduzem.