Vodafone Yorn, WTF e Moche da MEO deviam pensar em acrescentar isto no seu tarifário!

Filipe Alves
Filipe Alves
Tempo de leitura: 2 min.

Está na hora das operadoras ajudarem a travar a onda de notícias falsas espalhadas pela internet. Como? Só têm de querer. A Vodafone Yorn, WTF e Moche são alguns dos tarifários que oferecem dados de borla para navegar em algumas redes sociais. Aliás, muitas delas até te dão internet para jogares Pokémon Go. Contudo, nenhuma delas luta para informar os clientes.

Ao contrário de muitos utilizadores, os meus dados são constantemente gastos a ler notícias. Seja na aplicação Google Notícias ou em websites específicos. Às vezes lá vejo uma reportagem em vídeo e lá se vão os míseros 5GB que tenho no tarifário.

Notícias deviam ser mais importantes que redes sociais

Compreendo que as redes sociais sejam cativantes. Contudo, é um péssimo local para ler notícias. Seguir as páginas no Facebook não nos dá muito. Até porque o Facebook tem cortado o alcance das publicações das páginas.

E já perdi a conta que vi artigos fraudulentos sobre qualquer tipo de assunto alegando que são verdade. Os artigos sobre os Bitcoin com figuras públicas portuguesas são dos maiores. Inclusive, esses artigos são, na maior parte das vezes, patrocinados.

Notícias falsas são um problema

Em quem é que vais votar nestas eleições? Tens-te informado sobre o que se passa? Se te informas pelas redes sociais certamente não sabes o que cada partido promete. Primeiro porque estás totalmente dependente dos teus "Likes" e só vais ver aquilo que te alimentam. Depois porque as notícias falsas também estas tem sido tremendas.

Num website de notícias, seja a aplicação do Google Notícias ou qualquer outra entidade, consegues ter uma noção mais vasta. Tens artigos que te falam do PS, outros do PSD Bloco de esquerda e por aí fora.

Vodafone Yorn, Moche e WTF têm o dever de ajudar

Não digo para nos dar tudo de borla. Contudo, dificilmente alguém me dirá que o Pokémon Go é mais importante do que andar bem informado. As operadores devem ter um papel crucial na evolução da sociedade.

Seria forma de melhorar seriamente a falta de informação que existe sobre os assuntos atuais. Em suma, as redes sociais são interessantes, porém, não é ver o teu influencer favorito a tomar o pequeno almoço que te vai ajudar a perceber o que se passa no país e no mundo.

Editores 4gnews recomendam:

  • OnePlus 7T Pro: revelação oficial marcada para 10 de outubro (vídeo)
  • As melhores colunas Bluetooth que podes comprar em 2019
  • Podcast na FNAC: Xiaomi Mi Mix Alpha, USB-C no iPhone e OnePlus 7T
Filipe Alves
Filipe Alves
Fundador do projeto 4gnews e desde cedo apaixonado pela tecnologia. A trabalhar na área desde 2009 com passagens pela MEO, Fnac e CarphoneWarehouse (UK). Foi aí que ganhou a experiência que necessitava para entender as necessidades tecnológicas dos utilizadores.