Vodafone Portugal: operadora garante retoma gradual dos serviços após ciberataque

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 1 min.

A operadora Vodafone Portugal foi alvo de um ataque informático que resultaria em interrupções no serviço de Internet e comunicações móveis. Entretanto, a operadora já deu por resolvida a situação, com a gradual reposição dos serviços de comunicação em Portugal.

As anomalias começaram a ser sentidas na passada segunda-feira (7) ao final do dia com os relatos a acumularem-se nas redes sociais. Entretanto, a empresa já admitiu as falhas técnicas com impacto "numa percentagem significativa de clientes".

A operadora Vodafone Portugal foi alvo de ataque informático

As queixas foram sentidas no final da última segunda-feira com a operadora a reconhecer prontamente a situação através dos seus canais oficiais. Todavia, o que inicialmente parecia ser uma situação pontual foi gradualmente assumindo maiores dimensões.

Os primeiros sinais de problemas no serviço de comunicações foram sentidos cerca das 21:00 h, agravando-se gradualmente a situação por todo o território nacional.

A propósito, observamos no portal Downdetector o registo do pico de notificações - um total de 7727 pelas 22:05. Entre as regiões mais afetadas está Lisboa, Porto, Vila Nova de Gaia, Amadora, Coimbra, Braga, Rio Tinto, Santo Tirso, Maia.

Pico das queixas foi registado às 22:00 h no portal Downdetector

Em declarações à agência luza, a Vodafone afirma que “As comunicações de dados, SMS e de voz na rede fixa, bem como alguns clientes de serviço de TV, continuam indisponíveis e são agora a prioridade de todas as equipas envolvidas e que se prolongarão pela noite dentro”.

Mais recentemente a operadora anunciou a recuperação progressiva dos serviços de voz móvel, com as causas do ataque a serem apuradas. Até ao momento, contudo, não existem indícios do comprometimento dos dados e informações dos clientes da Vodafone Portugal.

A real extensão do ciberataque à Vodafone não é, de momento, totalmente conhecida.

Editores 4gnews recomendam:

  • Auriculares Bluetooth com melhor autonomia com desconto imperdível
  • Xiaomi e OnePlus longe de liderar o AnTuTu. Vê o TOP 10
  • 17 jogos bons demais temporariamente grátis na Google Play Store
Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.