Vodafone Portugal já ligou a primeira antena 5G em Lisboa

Filipe Alves
Filipe Alves
Tempo de leitura: 1 min.

A Vodafone Portugal deu um passo importante na implementação da rede 5G em Portugal. A Anacom (Autoridade Nacional de Comunicações) forneceu temporariamente o espetro na faixa dos 3,6GHz que permite tais conexões e a operadora portuguesa não perdeu tempo em demonstrar as vantagens da rede no dia normal.

O 5G é um dos serviços mais falados nos últimos tempos. Vodafone, MEO e NOS prometem que farão de tudo para que a conexão seja feita o mais depressa possível, porém, foi a Vodafone Portugal que se antecipou nesta aventura.

A velocidade de download e upload do 5G é consideravelmente maior do que a atual 4G, porém, não é só isso que importa. O PING - velocidade de resposta da conexão - fará com que a rede móvel tenha serviços como nunca antes. Tanto para gaming em stream como para outras funcionalidades. Uma delas é o carro autónomo.

Vodafone Portugal dá o primeiro passo com a ligação da primeira antena 5G em Lisboa

João Nascimento, CTO da Vodafone Portugal referiu em comunicado " Com a instalação desta primeira antena 5G, a Vodafone Portugal materializa mais um dos seus compromissos constantes: potenciar a inovação, facultando, de forma aberta à sociedade e em prol do desenvolvimento e competitividade do país, tecnologia de ponta para que se criem projetos, investigações, produtos, serviços e modelos de negócio assentes na rede móvel do futuro”.

A antena 5G está situada na sede da filial do grupo Vodafone e operacional para testes para todas as empresas, universidade e startups que estejam integradas no centro de inovação do Vodafone 5G Hub para que possam testar os seus projetos.

Ou seja, ainda que esta antena não seja para o consumidor comum, temos de dar os créditos a quem merece. A Vodafone está a trabalhar seriamente para o 5G, veremos quanto tempo necessitará para trazer a tecnologia a todos os seus utilizadores.

Editores 4gnews recomendam:

  • Xiaomi Redmi e Marvel em parceria: smartphone Avengers a caminho?
  • Google Fotos já não é apenas para fotografias com a nova funcionalidade
  • Smartphones Huawei são agora perfeitos para jogar Fortnite e Free Fire!

Fonte

Filipe Alves
Filipe Alves
Fundador do projeto 4gnews e desde cedo apaixonado pela tecnologia. A trabalhar na área desde 2009 com passagens pela MEO, Fnac e CarphoneWarehouse (UK). Foi aí que ganhou a experiência que necessitava para entender as necessidades tecnológicas dos utilizadores.