A rede 5G foi lançada em Portugal há cerca de dois anos em um período experimental que termina no dia 31 de janeiro. Apesar disso, a Vodafone declarou hoje que continuará a incluir o 5G em todos os seus tarifários "sem encargos adicionais" a partir de 1 de fevereiro.
Com essa decisão, a empresa torna-se a primeira operadora portuguesa a não cobrar taxas extras pelo acesso à quinta geração da rede. Os clientes da Meo e Nos ainda aguardam alguma declaração das operadoras.
Para democratizar o 5G e permitir a criação de produtos e serviços
Segundo dados publicados pela Vodafone, 25% dos seus clientes já utilizam o 5G, percentagem que deve aumentar conforme novos telemóveis compatíveis com a tecnologia forem sendo adquiridos.
"Em grandes eventos como festivais de verão ou jogos de futebol, o consumo de dados em 5G representa cerca de 50% do consumo total, refletindo os novos hábitos de utilização", revelou a Vodafone num comunicado.
Na nota, a empresa destaca-se como "a primeira operadora no mercado a iniciar uma nova etapa de desenvolvimento desta tecnologia móvel", descrita pela Vodafone como a rede com "designadamente a maior velocidade e qualidade das ligações de dados."
"Estes dois anos em que permitimos o acesso experimental sem encargos ao 5G impulsionaram fortemente o uso desta rede de última geração, contribuindo para a perceção das vantagens e do potencial da mesma por parte dos clientes. Na Vodafone pretendemos que a experiência da tecnologia 5G seja o mais democratizada possível, permitindo também a criação de produtos e serviços diferenciados em benefício dos consumidores. Foi por isso que decidimos incluí-la em todos os nossos tarifários, sem encargos adicionais para os clientes", explica Luís Lopes, presidente executivo da Vodafone, na mesma nota.
Os clientes da Meo e da Nos aguardam algum posicionamento das operadoras. Até o momento, entretanto, os respetivos sites convidam os clientes a experimentarem o 5G "gratuito" até 31 de janeiro de 2024.
Aumentos de preços gerais afetarão todas as operadoras
Apesar da decisão da Vodafone de continuar a oferecer o 5G sem encargos adicionais, a operadora não escapou aos efeitos da inflação dos últimos dois anos, assim como a Meo e a Nos.
A Vodafone teve um aumento de 7,8% em 2023 e já anunciou uma nova subida de 4,3% nos seus preços a partir de 1 de fevereiro.