Vodafone altera tarifários de internet fixa e pratica preços irrisórios

Joel Santos
Joel Santos
Tempo de leitura: 4 min.

A Vodafone tem sido uma das operadoras portuguesas mais escolhidas pelos consumidores de internet fixa 4G dada a relação qualidade/preço que até aqui dispunha.

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Felizmente, tudo parece(ia) ter mudado com a Vodafone

Ora, felizmente, no mês passado tudo parece(ia) ter mudado. A 15 de Maio celebrei um contrato com a operadora em questão com um pacote de NET VOZ FIXA (com 20 Mbps de download e 10 Mbps de upload), com tráfego ilimitado e telefone fixo (ainda que as chamadas sejam todas cobradas em separado). Tudo isto por 25.99€/mês

Sim, parecem velocidades fracas mas acreditem que já me sinto quase protagonista de um milagre por conseguir ter estas velocidades na zona em que vivo. Aliás, com a ajuda de uma antena externa que comprei na Amazon, e após alteração do pacote que havia contratado (agora com 100Mbps/20Mbps + telefone s/ chamadas por 31.99€/mês), consigo ter, em momentos diferentes do dia, uma média de velocidade a rondar os 30Mbps/12Mbps (download/upload).

Como avançado pelos nossos colegas da Pplware, a Vodafone alterou as condições de utilização destes planos de internet e agora deixou de existir o pacote de 100Mbps que acima referi e passaram a existir apenas 2: o de 20Mbps/10Mbps (que falei inicialmente) e um outro de 150Mbps/50Mbps. Ora, será assim tão perfeito? Vamos investigar um pouco mais.

Até aqui, nada parece errado com a Vodafone.

Até aqui, nada parece errado. O único problema e sobre o qual já começam a existir testemunhos de descontentamento no fórum da Vodafone, é no facto da internet já não ser ilimitada, mas sim ser limitada a 100 GB mensais (com a possibilidade de ativar um extra de 10 GB, sempre que o plafond terminar, por mais 10€).

Vê ainda: Portal da Queixa. Cumpre ao consumidor, como sempre, informar-se sobre todas as condições e clausulas contratuais.

É complicado perceber a política que motivou a adoção destas novas políticas por parte da Vodafone. Numa altura em que cada vez mais utilizamos a internet, seja para fins de entretenimento ou profissionais, a meta de 100 GB é um limite que qualquer pessoa alcança facilmente (e com tendência a aumentar).

A minha "relação" com a Vodafone

Uma vez que ainda estou no período de livre resolução contratual, andei a fazer o maior número possível de downloads a fim de detetar uma eventual presença de traffic shaping.

O que é certo é que ainda não fui notificado de qualquer alteração contratual, já consumi 987 GB de tráfego de internet e ainda assim, não notei limitação alguma na velocidade da conexão (neste momento são 19:50, tenho 21.01Mbps/8.26Mbps). Aguardo, com bastante expectativa, uma ação por parte da Vodafone face ao exposto. Por fim, importa ainda analisar a relação qualidade/preço dos pacotes em questão. Quando subscrevi os pacotes acima referidos, estava ciente de que se tratavam de preços ligeiramente excessivos (ainda por cima não incluem qualquer serviço de TV) mas, dada a necessidade de uma boa qualidade de internet, fiz o esforço de aceitar as condições para que pudesse trazer até vós a melhor qualidade de vídeo possível nos nossos LivePodcasts. Uma boa ligação / conexão de Internet é crucial hoje em dia.

Contudo, considero surreal e até mesmo ridículo os preços destes pacotes atendendo às novas condições de utilização e às vantagens que proporcionam a cada cliente. Uma coisa é certa, 100 GB para mim duram para uns 5 dias. Por isso, este meu "casamento" tão recente poderá ter um fim já à vista.

Afinal há mais sobre a Vodafone

EDIT: Após publicação do artigo, estive ao contacto com a área da retenção da Vodafone que efetivamente me confirmou a limitação do tráfego e que as mesmas irão ocorrer nos serviços 4G da Vodafone, 30 dias após a notificação (via sms, email, telefonema). Portanto, os clientes de internet por fibra podem estar descansados porque não estão abrangidos a esta baliza, pelo menos por enquanto.

Confirmaram-me também que quem não concorde com as novas políticas destes pacotes em questão, poderão entrar em contacto com o Apoio ao Cliente com vista à resolução do contrato sem qualquer encargo. No meu caso, resolvi o contrato naquele momento e sem grandes complicações. Haja alguma coisa satisfatória no meio de toda esta história!

E tu? Utilizas os serviços da Vodafone? Qual a tua experiência até à data com a Vodafone e o que gostarias de ver implementado no futuro? Deixa as tuas sugestões e comentários abaixo.

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