A Vodafone está a testar uma forma de manter a conectividade em situações de emergência. A operadora anunciou que está a pilotar drones equipados com tecnologia ótica sem fios da Taara, permitindo criar ligações bidirecionais sobre vários quilómetros, contornando secções danificadas da rede. A informação foi avançada pela Total Telecom.
Estes drones operam em pares e utilizam terminais Taara com espelhos e sensores. Direcionam e rastreiam feixes de luz visível para transmitir dados ponto a ponto. A Vodafone já realizou um teste bem-sucedido em Sevilha, Espanha. Um drone foi ligado a uma antena móvel e outro a um centro de dados da Vodafone, a 3 km de distância.

A Vodafone forneceu poucos detalhes sobre a qualidade da ligação temporária alcançada. Mas os testes anteriores da tecnologia Taara, em 2021, demonstraram uma capacidade de transferência bidirecional de até 20 Gbps a uma distância de até 20 km.
A versatilidade da solução está na rapidez de implementação. Isto torna-a ideal para responder a cortes de cabos causados por obras ou vandalismo. A solução poderá também ser crucial para fornecer conectividade de emergência no caso de desastres naturais.
A tecnologia Taara é um projeto da X (anteriormente Google X). Esta destaca a aplicabilidade da sua tecnologia em diversas situações, como a criação de ligações em terrenos difíceis, como rios e estreitos marítimos, e a conexão de áreas onde a infraestrutura terrestre é limitada, como parques nacionais. Nestes casos, a instalação dos equipamentos Taara em infraestruturas fixas adequadas será a opção preferencial.
Vão ser revelados mais detalhes sobre esta parceria no Mobile World Congress deste ano, em Barcelona. A tecnologia da Taara já está a ser utilizada por operadoras como a Bharti Airtel na Índia, a Digicel em várias ilhas do Pacífico e a T-Mobile nos EUA.
Como poderia funcionar em Portugal?
Em Portugal, a adoção desta tecnologia poderia ser particularmente útil em áreas isoladas ou em emergências. Imaginemos um cenário de incêndio florestal onde as infraestruturas de comunicação terrestres são danificadas. A capacidade de implementar rapidamente drones para restabelecer a conectividade seria crucial para as equipas de resposta e para a população afetada.
Também em zonas costeiras ou ilhas, onde a instalação de cabos submarinos é dispendiosa e complexa, a tecnologia Taara poderia trazer uma alternativa viável para expandir a cobertura de rede.
Algumas promoções que não podes perder: