Portugal deu mais um passo no caminho da inovação e conectividade global com a amarração do 2Africa, o maior sistema de cabos submarinos do mundo, em Carcavelos. Este projeto é suportado pela Vodafone em território nacional.
O 2Africa é uma infraestrutura de última geração que promete revolucionar a conectividade entre continentes. Este liga diretamente 33 países através de 45 mil quilómetros de cabo submarino. Estende os seus 'tentáculos' pela Europa, África e Ásia.
É fruto do investimento de um consórcio internacional composto por gigantes do setor como a Bayobab, Center3, China Mobile International, Meta (anteriormente conhecida como Facebook), Orange, Telecom Egypt, Vodafone Group, e WIOCC. A Alcatel Submarine Networks é a empresa encarregada do seu fabrico e instalação.
A escolha de Carcavelos, um dos pontos de desembarque europeus, como porta de entrada em Portugal Continental, não é aleatória. Esta mostra a importância geográfica e estratégica de Portugal, um país que, pela sua localização privilegiada, se torna uma peça chave nesta teia de comunicações.
Internet de alta velocidade, videoconferência, até aplicações multimédia e computação em nuvem com o 2Africa
O 2Africa é uma infraestrutura pensada para responder ao crescente apetite por serviços digitais avançados. Desde internet de alta velocidade, videoconferência, até aplicações multimédia e computação em nuvem. O cabo de acesso aberto e neutro da Vodafone irá fornecer a capacidade adicional necessária para suportar o boom global na procura por telecomunicações na próxima década.
Paulino Corrêa, Chief Network Officer da Vodafone Portugal, destaca o significado deste marco: “A chegada a Portugal do cabo 2Africa (...) reforça a importância estratégica do País (...) para este tipo de infraestruturas fundamentais às comunicações nacionais e internacionais, potenciando a digitalização de empresas, instituições e clientes particulares.”
O 2Africa foi lançado em maio de 2020. Com a amarração do cabo em Carcavelos, e a sua ligação à estação de cabos submarinos da Altice, Portugal pode cimentar o seu lugar como um hub essencial nas redes de telecomunicações globais.
Podes saber mais informações no site do 2Africa.