Vivo X21 UD é um autêntico vislumbre do futuro do mercado Android

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 4 min.

Vivo, uma das Apex para nos dar uma noção do tipo de inovação que está a ser levada a cabo pela fabricante chinesa. Destaca-se, entre outros pontos, pela presença do sensor de impressões digitais já sob o vidro do ecrã.

Vê ainda: OnePlus 6 – Primeiras impressões ao topo de gama da OnePlus

Por outras palavras, o leitor biométrico já está embutido no ecrã, sendo esta a fabricante que mais tem dado a conhecer esta nova tecnologia. Agora, tem um novo smartphone Android e chegar ao 2º maior mercado mundial de smartphones, a Índia.

Chama-se Vivo X21 UD e dá a conhecer esta inovadora tecnologia aos milhões de potenciais consumidores indianos. O smartphone Android foi revelado em Nova Deli, dando a conhecer o terminal que haviam apresentado no seu país natal durante o mês de março.

Vivo X21 UD conta com o sensor de impressões digitais já embutido no ecrã

Mais precisamente, o smartphone Vivo X21 UD, sendo uma edição especial do Vivo X21, este último sem o leitor de impressões digitais no ecrã. Note-se que o sufixo "UD" refere-se ao sensor biométrico under display (debaixo do ecrã) numa tradução livre do inglês. Agora, vemos a marca a sondar um dos mais apetecíveis mercados mundiais com a melhor versão do seu terminal Android. Com efeito, para além de um ecrã com a notch há muito mais neste Vivo X21 UD que merece toda a nossa atenção.

Temos igualmente uma ótima proporção entre área do painel frontal e ecrã deste novo smartphone Android. Temos igualmente uma câmara dupla na sua traseira com a inclusão de algoritmos de inteligência artificial (IA). Em primeiro lugar, a nível de dimensões físicas temos 154.5 x 74.8 x 7.4 mm (altura x espessura x largura). Pesa um total de 156.2 gramas e conta com um revestimento em vidro e uma estrutura metálica.

Ecrã de 6.28 polegadas com resolução Full-HD+ (IPS LCD)

Aqui à semelhança do OnePlus 6, o smartphone Vivo X21 UD apresenta-nos um ecrã de 6.28 polegadas de diagonal, com um aspecto / formato 19:9. Temos um painel IPS LCD com resolução Full-HD+ e cerca de 90% do painel frontal ocupado pelo ecrã.

O reconhecimento facial 2D está presente (Face Unlock), tal como o Always-On Display que te apresenta sempre as notificações no topo do ecrã. Aí temos também a câmara frontal, o auscultador e claro, os sensores de proximidade e luminosidade.

Leitor de impressões digitais embutido no ecrã é o futuro

Já por outro lado, a grande estrela, o grande ponto de venda deste Vivo X21 UD é o seu sensor biométrico. O leitor de impressões digitais que se encontra oculto, na parte inferior do smartphone, já sob o ecrã. Este será o rumo a seguir pelas principais fabricantes de dispositivos móveis, já a partir de 2018, aqui com a Vivo a ser pioneira.

Ainda assim, esta tecnologia aparenta estar um pouco "verde", carecendo de mais aperfeiçoamentos. Note-se que a fabricante Android não revelou quanto tempo demora a desbloquear o Vivo X21 UD com este novo leitor alojado sob o ecrã.

Processador Snapdragon 660 da Qualcomm no Vivo X21 UD

Mais ainda, o smartphone Android traz uma película pré-aplicada, especialmente preparada para proteger também o leitor. Pelo lado positivo, será menos um adereço a ter que ser adquirido e instalado pelo consumidor final.

No seu interior temos a plataforma móvel Qualcomm. Trata-se de um SoC octa-core com frequências máximas de processamento a 2.2Ghz. Conta também com um total de 6GB de memória RAM e com 128GB de armazenamento interno. Valor que poderá ser expandido até 256G através de um cartão de memória microSD.

Temos ainda uma bateria com um total de 3200mAh de capacidade para alimentar este smartphone Android. A mesma conta também com a tecnologia de carregamento rápido, carecendo de carregamento sem-fios.

Câmara dupla neste smartphone Android

O sistema Google I/O 2018 .

A câmara deste dispositivo Android conta com dois sensores de alinhamento vertical. A primeira tem um sensor de 12MP com abertura focal de f/1.8. O segundo sensor tem uma resolução de 5MP sendo utilizado primordialmente para obter o efeito de desfoque de fundo na imagem (efeito bokeh).

Mais do que um simples smartphone Android...

Temos também a adição de algoritmos de inteligência artificial (IA) para ajudar o utilizador a capturar a melhor foto possível. Desde o modo de beleza aos modos de retrato. Aqui poderás também gravar vídeo em 4K Ultra-HD para além de vídeo em câmara lenta.

Cumpre ainda mencionar a presença de uma porta P2 (3.5mm) para auscultadores. Porta infra-vermelhos, conectividade 4G VoLTE, suporte para dual-SIM, Wi-Fi 802.11ac, dual-band Wi-Fi (2×2 MIMO) e Bluetooth 5.0. Paradoxalmente temos aqui uma porta microUSB 2.0.

Agora, a Índia torna-se no primeiro mercado, fora da China a receber este promissor terminal Android. Um autêntico vislumbre do futuro...

Assuntos relevantes na 4gnews:

Lenovo Z5 será oficialmente apresentado no dia 5 de junho

d P

Motorola Moto Z3 Play pode chegar com o Snapdragon 660 ao Brasil

via

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.