Vivo X21 Smartphone Android 6 Vivo X21 UD
Este é o novo smartphone da Vivo que nos mostra como será o futuro deste mercado Android

Vivo, uma das 3 maiores fabricantes no maior mercado mundial de smartphones, a China e uma das maiores fabricantes mundiais. É um nome perfeitamente desconhecido (ou quase) na Europa. Contudo, tem desenvolvido alguns dos mais promissores smartphones Android da atualidade. Agora, temos Vivo X21 UD a chegar a novos e importantes mercados.

Citando apenas o exemplo do Vivo Apex para nos dar uma noção do tipo de inovação que está a ser levada a cabo pela fabricante chinesa. Destaca-se, entre outros pontos, pela presença do sensor de impressões digitais já sob o vidro do ecrã.

Vê ainda: OnePlus 6 – Primeiras impressões ao topo de gama da OnePlus

Por outras palavras, o leitor biométrico já está embutido no ecrã, sendo esta a fabricante que mais tem dado a conhecer esta nova tecnologia. Agora, tem um novo smartphone Android e chegar ao 2º maior mercado mundial de smartphones, a Índia.

Chama-se Vivo X21 UD e dá a conhecer esta inovadora tecnologia aos milhões de potenciais consumidores indianos. O smartphone Android foi revelado em Nova Deli, dando a conhecer o terminal que haviam apresentado no seu país natal durante o mês de março.

 Vivo X21 UD conta com o sensor de impressões digitais já embutido no ecrã

Mais precisamente, o smartphone Vivo X21 UD, sendo uma edição especial do Vivo X21, este último sem o leitor de impressões digitais no ecrã. Note-se que o sufixo “UD” refere-se ao sensor biométrico under display (debaixo do ecrã) numa tradução livre do inglês. Agora, vemos a marca a sondar um dos mais apetecíveis mercados mundiais com a melhor versão do seu terminal Android. Com efeito, para além de um ecrã com a notch há muito mais neste Vivo X21 UD que merece toda a nossa atenção.

Vivo X21 Smartphone Android 1 Vivo X21 UD
Trata-se da variante com o leitor de impressões digitais já no ecrã.

Temos igualmente uma ótima proporção entre área do painel frontal e ecrã deste novo smartphone Android. Temos igualmente uma câmara dupla na sua traseira com a inclusão de algoritmos de inteligência artificial (IA). Em primeiro lugar, a nível de dimensões físicas temos 154.5 x 74.8 x 7.4 mm (altura x espessura x largura). Pesa um total de 156.2 gramas e conta com um revestimento em vidro e uma estrutura metálica.

Ecrã de 6.28 polegadas com resolução Full-HD+ (IPS LCD)

Aqui à semelhança do OnePlus 6, o smartphone Vivo X21 UD apresenta-nos um ecrã de 6.28 polegadas de diagonal, com um aspecto / formato 19:9. Temos um painel IPS LCD com resolução Full-HD+ e cerca de 90% do painel frontal ocupado pelo ecrã.

Vivo X21 Smartphone Android 2 Vivo X21 UD
Também este terminal Android apresenta a característica notch no seu topo.

 

O reconhecimento facial 2D está presente (Face Unlock), tal como o Always-On Display que te apresenta sempre as notificações no topo do ecrã. Aí temos também a câmara frontal, o auscultador e claro, os sensores de proximidade e luminosidade.

Leitor de impressões digitais embutido no ecrã é o futuro

Já por outro lado, a grande estrela, o grande ponto de venda deste Vivo X21 UD é o seu sensor biométrico. O leitor de impressões digitais que se encontra oculto, na parte inferior do smartphone, já sob o ecrã. Este será o rumo a seguir pelas principais fabricantes de dispositivos móveis, já a partir de 2018, aqui com a Vivo a ser pioneira.

Vivo X21 Smartphone Android Vivo X21 UD
O sensor biométrico sob o ecrã estará gradualmente presente em mais e mais smartphones daqui em diante.

Ainda assim, esta tecnologia aparenta estar um pouco “verde”, carecendo de mais aperfeiçoamentos. Note-se que a fabricante Android não revelou quanto tempo demora a desbloquear o Vivo X21 UD com este novo leitor alojado sob o ecrã.

Processador Snapdragon 660 da Qualcomm no Vivo X21 UD

Mais ainda, o smartphone Android traz uma película pré-aplicada, especialmente preparada para proteger também o leitor. Pelo lado positivo, será menos um adereço a ter que ser adquirido e instalado pelo consumidor final.

Vivo X21 Smartphone Android 5 Vivo X21 UD
O seu ecrã segue a atual tendência de aplicação da notch no topo dos dispositivos móveis.

No seu interior temos a plataforma móvel Snapdragon 660 da Qualcomm. Trata-se de um SoC octa-core com frequências máximas de processamento a 2.2Ghz. Conta também com um total de 6GB de memória RAM e com 128GB de armazenamento interno. Valor que poderá ser expandido até 256G através de um cartão de memória microSD.

Temos ainda uma bateria com um total de 3200mAh de capacidade para alimentar este smartphone Android. A mesma conta também com a tecnologia de carregamento rápido, carecendo de carregamento sem-fios.

Câmara dupla neste smartphone Android

O sistema operativo deste Vivo X21 UD é o mais recente Android Oreo da Google ao qual a Vivo aplicou a FunTouch OS 4.0. Esta é a interface (UI) própria da marca, sendo também este dispositivo um dos eleitos para testar a versão Beta do Android P. Algo noticiado aqui, na 4gnews, aquando da conferência Google I/O 2018 .

Vivo X21 Smartphone Android 4 Vivo X21 UD
O dispositivo Android conta, também ele, com uma câmara dupla na sua traseira.

A câmara deste dispositivo Android conta com dois sensores de alinhamento vertical. A primeira tem um sensor de 12MP com abertura focal de f/1.8. O segundo sensor tem uma resolução de 5MP sendo utilizado primordialmente para obter o efeito de desfoque de fundo na imagem (efeito bokeh).

Mais do que um simples smartphone Android…

Temos também a adição de algoritmos de inteligência artificial (IA) para ajudar o utilizador a capturar a melhor foto possível. Desde o modo de beleza aos modos de retrato. Aqui poderás também gravar vídeo em 4K Ultra-HD para além de vídeo em câmara lenta.

Cumpre ainda mencionar a presença de uma porta P2 (3.5mm) para auscultadores. Porta infra-vermelhos, conectividade 4G VoLTE, suporte para dual-SIM, Wi-Fi 802.11ac, dual-band Wi-Fi (2×2 MIMO) e Bluetooth 5.0. Paradoxalmente temos aqui uma porta microUSB 2.0.

Agora, a Índia torna-se no primeiro mercado, fora da China a receber este promissor terminal Android. Um autêntico vislumbre do futuro…

Assuntos relevantes na 4gnews:

Lenovo Z5 será oficialmente apresentado no dia 5 de junho

Xiaomi. MIUI 10 irá inspirar-se fortemente no novo Android P

Motorola Moto Z3 Play pode chegar com o Snapdragon 660 ao Brasil

Fonte | via

Quando não está a escrever um artigo ou a gravar algum vídeo, o Bacelar tem por hábito saborear um bom livro, descobrir novas bandas sonoras ou simplesmente desfrutar do sol, na companhia de quem mais gosta (MM).