Vivo segue a OPPO e OnePlus ao sair deste mercado na Europa

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 3 min.

Em 2022 os tribunais na Alemanha obrigaram as gigantes chinesas OPPO e OnePlus a cessar as vendas em território germânico. Em causa estava uma litigância, levantada pela Nokia, sobre patentes que protegem o padrão de comunicação sem fios WLAN.

A disputa sobre o 5G obrigaria ambas as marcas a sair da Alemanha após as decisões judiciais terem banido ambas as empresas deste importante mercado na Europa. Em pouco tempo ambas as marcas retirariam todos os seus produtos da loja online, aplicando-se o mesmo à presença física naquele país.

Vivo segue agora o exemplo da OnePlus e OPPO

Vivo smartphone Europa
As principais marcas pertencentes ao grupo BBK Eletronics.

Ao aceder à página Web e loja online da Vivo já não encontramos produtos eletrónicos como os smartphones Android à venda. No seu lugar temos uma mensagem a indicar que os produtos da marca não estão disponíveis, de momento, na Alemanha.

Todavia, a marca garante que o serviço de apoio ao cliente continua disponível, assegurando a manutenção dos dispositivos móveis vendidos no mercado germânico até então. De igual modo, garantem a existência da atualizações de software para os equipamentos.

Importa frisar que de momento não sabemos se esta remoção é temporária ou permanente. Todavia, caso se aplique o mesmo destino que à OPPO e OnePlus, então a Vivo estará agora banida deste importante mercado na Europa.

OPPO e Vivo estarão a ponderar sair de toda a Europa

Os reveses sofridos pelas marcas da China sob a alçada do grupo BBK terão impactado de forma suficientemente significativa a economia das empresas para estas estarem agora a cogitar uma saída definitiva da Europa.

O "caso alemão" foi a gota de água, despoletado pela Nokia que trouxe ao conhecimento dos tribunais a infração de patentes em questão.

Por outro lado, tanto a OPPO como a Vivo e a OnePlus sofreram com a conjetura económica adversa. Em primeiro lugar com a crise provocada pela pandemia da COVID-19 e, em seguida, pela Guerra na Ucrânia. Ambos os fatores tiveram um impacto muito adverso nas vendas de novos smartphones pouco tempo após ambas as marcas entrarem com força na Europa.

Volvidos assim cerca de três anos desde a entrada da OPPO no nosso mercado, e menos ainda da Vivo, as tecnológica chinesas estarão agora a preparar a retirada.

A tese é avançada por várias fontes como a teknófilo, dando também conta das negociações em curso entre a OPPO e a Nokia visando aplacar este conflito.

Xiaomi é a única fabricante chinesa "firme" na Europa

After #OPPO it seems also #VIVO due to #nokia lawsuit has been required to stop the selling activities in Germany.The news is from @WinFuture and you can dig more here: https://t.co/D3MtFrGGZF#ban #VIVOMobile #Industry #technews pic.twitter.com/iEvWmZ9Ui2

— Fabrizio Degni (@fabrizio_degni) 9 de junho de 2023

Em suma, de momento a Xiaomi é a única fabricante chinesa com forte presença na Europa e boas perspetivas de crescimento. Com a OPPO, Vivo, OnePlus e Realme a seguirem o mesmo rumo, e sem que a Huawei tenha presença significativa, o mercado europeu fica definitivamente tripartido.

A Samsung mantém a liderança na Europa, seguida pela Apple em segundo lugar e com a Xiaomi firmemente em terceiro lugar. Não obstante, aguardamos agora por uma pronúncia oficial da Vivo na senda destes desenvolvimentos pouco animadores.

Editores 4gnews recomendam:

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.