Leitor biométrico no Vivo XPlay 6 | Crédito: Engadget
Leitor biométrico no Vivo XPlay 6 | Crédito: Engadget

As marcas estão na corrida para introduzir o leitor biométrico no embutido no ecrã e a Vivo acaba de revelar o seu protótipo com a tecnologia. A empresa chinesa revelou há uns dias que estaria a preparar um produto com um leitor de impressões digitais um pouco diferente e hoje revelou o seu projeto.

Embora o telefone ainda não esteja em construção, a empresa mostrou no seu booth da MWC Shangai o protótipo da tecnologia embutido no ecrã do Vivo XPlay6. O Engadget teve a oportunidade de brincar um pouco com a característica e aparentemente funciona de uma forma aceitável, com algumas demoras em esporádicas situações.

Vê ainda: Xiaomi desvenda oficialmente o seu projetor laser Android

   

Falou-se que o Samsung Galaxy S8 seria o primeiro smartphone a implementar a tecnologia, algo que não se revelou verdade depois da sua apresentação em maio. O Samsung Galaxy Note 8 é outro dispositivo que também se fala que possa incorporar tal funcionalidade, contudo, até ao momento ainda não há palavras certas.

Mas as empresas asiáticas não são as únicas à procura de conseguir algo inédito. Fala-se que a Apple incorporará no seu iPhone 8 leitor biométrico no ecrã e visto que os rumores tem mostrado um alegado iPhone 8 sem botão Home ou local de desbloqueio, é possível que a empresa de Cupertino tenha descoberto o santo gral da tecnologia móvel.

Leitor biométrico no ecrã é a próxima aposta da Vivo

Ao introduzir o leitor biométrico no ecrã, as fabricantes ficam com mais espaço de manobra com os nas suas telas. Poderão assim reduzir as extremidades, dar mais ecrã mesmo que para isso o smartphone continue com o mesmo tamanho.

A descoberta desta tecnologia não será apenas interessante para smartphones. Tens simplesmente de puxar um pouco pela imaginação e quando tal se revelar oficial, basta teres um ecrã, para que seja seguro ao ponto de o desbloqueares com as tuas impressões digitais.

A Qualcomm é uma das marcas que quer também trazer a tecnologia para o mercado. A empresa mostrou-nos o seu primeiro protótipo na Mobile World Congress em 2015 e aparentemente terá tudo pronto no final deste ano. O que nos leva a pensar que será em 2017 que veremos a verdadeira evolução tecnológica.

Outros assuntos relevantes:

Facebook ultrapassa os 2 mil milhões de utilizadores por mês!

ASUS ZenFone 3 Zoom já está a receber o Android 7.0 Nougat

HomTom HT37 Pro: Este é o perfeito exemplo do erro do Nokia 3