Vivo APEX, o smartphone Android do futuro chega às lojas em 2018

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 4 min.

Vivo APEX, o culminar de vários anos de investigação na fabricante chinesa e o smartphone que quase roubou as atenções no X20 Plus UD seria o primeiro smartphone Android a conseguir esta proeza.

Vê ainda: d temporariamente grátis

Agora, depois do feed-back positivo em torno do Vivo APEX a marca decidiu passar do sonho (concept) para a realidade. A partir de agora o Vivo APEX é um smartphone oficial e a produção em massa do dispositivo já está agendada. A partir de meados de 2018 teremos as primeiras unidades a chegar às lojas!

Parte da sua magia deve-se ao sensor biométrico da Synaptics, o sensor biométrico sob o ecrã que pode utilizar um ou dois dedos para autenticação simultânea. O melhor de tudo? O Vivo APEX representa um futuro sem a notch, monocelha, entalhe, recorte, etc. Apenas um ecrã, grande e sem interrupções, o primeiro smartphone Android que merece efetivamente o título de bezel-less.

Vivo APEX passa de concept à realidade!

Em primeiro lugar, com o Vivo APEX poderás desbloquear o smartphone Android simplesmente ao tocar o ecrã. Mais ainda, o sensor biométrico ocupará uma boa parte deste mesmo ecrã. Desta forma não estarás confinado a uma pequena área na parte inferior do display. Poderás até utilizar dois dedos, simultaneamente, para desbloquear o dispositivo. Mais ainda, temos aqui a porta audio jack de 3.5mm e suporte para áudio Hi-Fi. Algo muito bem vindo junto dos apreciadores de música.

Produção do smartphone Android começará em meados de 2018

Segundo a própria Vivo, a produção do seu APEX começará em meados de 2018 e sim, a câmara secundária continuará a ser um pop-up. Quando precisares ou quiseres tirar uma selfie a câmara aparecerá. Quando não precisares da câmara, estará escondida dentro da estrutura do smartphone. Desta forma evita-se a notch mas abdica-se de um mecanismo de reconhecimento facial (Face ID).

Segundo a marca esta câmara fica pronta a captura foto ou vídeo após 0.8 segundos desde que carregas no botão de câmara secundária portanto não deverá ser um grande incómodo. Mais ainda, o smartphone conta com o processador (plataforma móvel) Qualcomm Snapdragon 845. Este é o "motor" ou SoC mais poderoso da fabricante norte-americana e equipará todos os principais topos de gama em 2018.

Mais ainda, este Vivo APEX conta com uma percentagem entre ecrã e corpo de 91%. Isto significa que 91% de toda a área frontal do smartphone Android é ocupada pelo seu display, são valores inéditos até ao momento. Sem grandes queixos e sem notches ou monocelhas no caminho. É, acima de tudo, um exemplo daquilo que as demais fabricantes Android podem fazer ou implementar nas suas soluções, nos seus próximos smartphones.

Vivo APEX utiliza o sistema operativo Android da Google

Outro dos seus grandes trunfos é o seu grande ecrã. Com 5.99 polegadas o smartphone Vivo APEX conta uma tela / display OLED. As margens são praticamente negligenciáveis, estando lá apenas para emoldurar o ecrã e nada mais. Temos aqui uma das melhores experiências de ecrã inteiro em toda a indústria mobile.

Note-se ainda que não é só o leitor de impressões digitais ou sensor biométrico que está sob o ecrã. Não, também o sensor de proximidade e sensor de luz ambiente estão comodamente abrigados sob o vidro do display. Tudo isto contribui para um aspecto muito simples, limpo e quase austero em todo este smartphone Vivo APEX.

Smartphone Android da Vivo é uma autêntica janela para o futuro

Mais ainda, no smartphone Vivo APEX terás aquilo a que a marca chama de "Half-Screen Fingerprint Scanning Technology" ou sensor em metade do ecrã. Bom, na verdade não é metade do ecrã mas é sim uma grande porção deste. Terás assim uma grande área de ecrã que servirá como o sensor de impressões digitais. As margens laterais têm apenas 1.8mm de espessura ao passo que a margem ou bezel inferior conta com 4.3mm de espessura.

Este smartphone Android oferece ainda uma atenção especial à qualidade de áudio. Para um áudio Hi-Fi a Vivo conta com a tecnologia System in Packages (SIP). Trata-se de um total de três amplificadores e um DAC (digital do analogue converter). Mais ainda, a sua câmara principal conta com o modo Super HDR e com um algoritmo de inteligência artificial (IA).

Para já carecemos apenas de um preço, data de chegada ao mercado e dos valores da capacidade da bateria, da memória RAM e armazenamento interno. Sabemos apenas que entrará brevemente em produção em massa e por essa altura teremos mais detalhes.

Assuntos relevantes na 4gnews:

d Oreo

d Oreo

Xiaomi quer surpreender com a câmara do Xiaomi Mi MIX 2S

Via

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.