Vivo: a marca que 'estragou' o domínio dos Qualcomm Snapdragon

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 2 min.

A fabricante norte-americana de processadores e chips móveis, Qualcomm, é uma das mais conhecidas e conceituadas no seu segmento com excelentes produtos como os chipsets Snapdragon. Todavia, a MediaTek é a fabricante que mais processadores colocar no mercado de acordo com os indicadores mais recentes, algo que não passou despercebido à Vivo.

Ousando, assim, questionar o poderio do atual Snapdragon 8 Gen 1 da Qualcomm, a gigante chinesa Vivo, que atualmente domina o maior mercado mundial de smartphones, a China, optou pelo processador MediaTek Dimensity 9000 no seu smartphone Vivo X80 com excelentes resultados.

O mais recente ranking da AnTuTu evidencia o SoC Dimensity 9000

Em causa está o mais recente smartphone Vivo X80 que emprega o processador Dimensity 9000 da MediaTek, o atual chipset topo de gama desta fabricante sediada em Taiwan. É prova "viva" do poderio e capacidades dos processadores "alternativos" aos Snapdragon da Qualcomm que continuam a dominar as tabelas da AnTuTu.

Vemos, com efeito, no Top 10 de abril da AnTuTu uma esmagadora maioria dos dispositivos com maior pontuação média a utilizar processadores Qualcomm. Mais concretamente, o chipset Snapdragon 8 Gen 1, atual topo de gama da norte-americana Qualcomm, apresentado no final de 2021.

Assim, no Top 10 da AnTuTu de abril, tal como demos a conhecer na 4gnews, um total de 9 em 10 telemóveis usa o Snapdagon 8 Gen 1, mas há uma brilhante exceção. Dotado de 12 GB de memória RAM e 512 GB de armazenamento interno o Vivo X80 faz-se acompanhar do Dimensity 9000 e obtém uma média de 1019921 pontos na AnTuTu, em quarto lugar no Top 10.

Há um chipset MediaTek a interromper o domínio da Qualcomm

É apenas um, mas ocupa já uma posição de destaque neste ranking dos smartphones mais poderosos do último mês de abril. Não obstante, temos o primeiro lugar ocupado pelo Xiaomi Black Shark 5 Pro, bem como o Red Magic 7 Pro e o novo Lenovo Legion Y90.

Logo em seguida, em quarto lugar encontramos o telemóvel Vivo X80 que surge assim quase que inesperadamente perante tamanho domínio da rival norte-americana e respetivo chipset Snapdragon.

Por fim, temos na Vivo uma nova promessa. A fabricante está agora oficialmente presente em Portugal, bem estabelecida na China, com alguns dos melhores smartphones Android do momento. Resta saber, contudo, se o seu Vivo X80 também contemplará os consumidores nacionais que procurem um smartphone de gama alta em 2022.

Editores 4gnews recomendam:

  • Xiaomi Gamepad Elite Edition é o novo comando versátil com preço de amigo
  • NOS celebra acordo para liderar nova geração de comunicações móveis em Portugal
  • AnTuTu: estes foram os smartphones mais poderosos em abril
Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.