Ao comprar através dos nossos links, podemos receber uma comissão. Saiba como funciona.

(Vídeo) Um robô humanoide fez breakdance e este foi o resultado

Luís Guedes
Luís Guedes
Tempo de leitura: 2 min.

Hoje em dia, já vamos vendo muitas coisas que, há uns tempos, pareciam mera ficção científica. Um exemplo disso foi uma recente demonstração da Boston Dynamics (BD), que exibiu alguns atributos do seu robô humanoide.

Chama-se “Atlas” e já vamos vendo algumas novidades. Num vídeo publicado pela marca, nas últimas semanas, conseguimos ver este robô a fazer breakdance, sensivelmente a partir dos 45 segundos do vídeo em baixo.

O que mais conseguimos ver no vídeo?

Na verdade, o vídeo não é apenas uma demonstração deste robô a fazer breakdance. Para além desse pormenor, conseguimos ver muitas outras ações. Entre elas, por exemplo, andar, correr, gatinhar ou até fazer a roda (a partir dos 51 segundos).

Boston Dynamics’ Atlas is likely the most advanced humanoid robot in the U.S. Its movements are so smooth, it almost looks like there’s someone inside. Imagine having a robot like that assist you with your daily household routine. pic.twitter.com/BZielVYevY

— GTheMaximalist (@GTheMaximalist) 10 de abril de 2025

Ainda sobre o vídeo, salta à vista a forma coordenada como o Atlas executa movimentos que, até para seres humanos, são complicados. A propósito de semelhanças com o ser humano, também conhecemos, recentemente, outro robô com mais de 1000 músculos artificiais.

Como podes ver em baixo, o Protoclone, da Clone Robotics, mostra uma liberdade de movimentos bastante interessante. Prova disso é, por exemplo, aos 16 segundos de vídeo, a destreza com que mexe os dedos.

New video of Protoclone by Clone Robotics – a synthetic human with over 200 degrees of freedom and over 1,000 artificial muscles.It’s gonna look wild once it starts walking.pic.twitter.com/z0lRvRY7tH

— The Humanoid Hub (@TheHumanoidHub) 9 de abril de 2025

Sobre o robô Atlas

Novamente sobre o robot Atlas, de acordo com a Fox News, este resulta de uma parceria entre a BD e a Robotics and AI Institute. A empresa diz que o robô aprende os seus movimentos através de “aprendizagem por reforço com referências de captura de movimento humano e animação”.

Como explica a Fox News, para o robô fazer breakdance, tiveram de ser inseridos dados a partir de dançarinos humanos. Sabe-se ainda que a versão mais recente do Atlas ronda os 1,38 metros e pesa 88 quilos. Consegue ainda atingir uma velocidade de 9 km/h e está equipado com sensores avançados, de forma a ter uma perceção precisa do ambiente.

Sem surpresas, o Atlas tem chamado a atenção de grandes marcas. Tanto assim é que gigante automóvel Hyundai planeia comprar milhares destes robôs, para atuar nas suas fábricas, conforme avança a imprensa internacional. Estima-se que cada unidade do robô Atlas custe entre 500.000 euros e 1 milhão de euros.

Xiaomi TV A 2025 de 65", Smart TV 4K HDR, Google TV, controlo de voz, Dolby
Xiaomi TV A 2025 65", Smart TV 4K HDR, Google TV, controlo de voz, Dolby
456,42 €Amazon ES
558,07 €-18%
Luís Guedes
Luís Guedes
É apaixonado pela escrita. Desde tecnologia, a entretenimento, passando sempre pela música e pelos livros, o Luís é fascinado por tornar o complexo em simples e o simples em ainda mais simples.