Ao comprar através dos nossos links, podemos receber uma comissão. Saiba como funciona.

(Vídeo) O robô-humanoide da Tesla já dança e parece bastante realista

A “febre” dos robôs humanoides tem-se feito sentir de forma bastante evidente, nos últimos tempos. Um dos robôs que mais tem dado que falar é o Optimus da Tesla. Nas últimas horas, foi publicado um vídeo deste a dançar.

O post foi feito na conta de Elon Musk, através do X, antigo Twitter. Em cerca de dois dias, o vídeo já tem um total aproximado de 62 milhões de visualizações. Em baixo, podes ver os “moves” do robô Optimus.

🕺 pic.twitter.com/NzqAmN3F5z

— gorklon rust (@elonmusk) 13 de maio de 2025

“Está só a aquecer”: diz a Tesla

Em resposta ao tweet de Elon Musk, a Tesla partilhou outro vídeo, no qual diz que “estava apenas a aquecer” no trecho publicado pelo CEO da marca. Em cerca de um dia, o vídeo já está a caminho das 50 milhões de visualizações.

Was just getting warmed up https://t.co/dN6rSXiLVS pic.twitter.com/JbJ8TxyaAz

— Tesla Optimus (@Tesla_Optimus) 14 de maio de 2025

Ao observar as imagens, conseguimos reparar que o robô da Tesla se movimenta de maneira bastante natural. Os passos de dança parecem fidedignos ao que seria expectável de ver num ser humano a executar os mesmos movimentos.

A maneira como o Optimus mostra ter controlo do corpo representa uma clara melhoria face a vídeos anteriores que já vimos deste. Um exemplo é o vídeo em baixo, em que o Optimus, apesar de se mexer com facilidade, ainda tem um jeito bastante robótico de caminhar.

@Tesla_Optimus is now autonomously navigating daily in our office & labsWe also deployed two Optimus bots performing tasks in the factory, all on their ownAnd Optimus can also now walk on highly variable ground using neural nets to control its electric limbs pic.twitter.com/v311zV6iCY

— Tesla (@Tesla) 31 de dezembro de 2024

A aproximação do robô ao ser humano

A evolução dos robôs humanoides está a crescer a um ritmo alto e as suas parecenças ao ser humano são cada vez mais notórias, até em termos estruturais. Recorde-se de um vídeo recente da Clone Robotics, a apresentar o seu Protoclone.

New video of Protoclone by Clone Robotics – a synthetic human with over 200 degrees of freedom and over 1,000 artificial muscles.It’s gonna look wild once it starts walking.pic.twitter.com/z0lRvRY7tH

— The Humanoid Hub (@TheHumanoidHub) 9 de abril de 2025

Este é constituído por mais de 1000 músculos sintéticos, que lhe dão uma parecença ainda mais humana. No vídeo em cima, consegue-se ainda ver o robô a mexer os dedos, um a um, como se tivesse mesmo articulações funcionais.

Espera-se que os robôs, a curto-médio prazo, possam assumir funções relevantes em contexto de indústria. Como descreve a Tesla, no seu site oficial, o Optimus foi concebido para executar “tarefas inseguras, repetitivas ou tediosas”.

Luís Guedes
Luís Guedes
É apaixonado pela escrita. Desde tecnologia, a entretenimento, passando sempre pela música e pelos livros, o Luís é fascinado por tornar o complexo em simples e o simples em ainda mais simples.