A “febre” dos robôs humanoides tem-se feito sentir de forma bastante evidente, nos últimos tempos. Um dos robôs que mais tem dado que falar é o Optimus da Tesla. Nas últimas horas, foi publicado um vídeo deste a dançar.
O post foi feito na conta de Elon Musk, através do X, antigo Twitter. Em cerca de dois dias, o vídeo já tem um total aproximado de 62 milhões de visualizações. Em baixo, podes ver os “moves” do robô Optimus.
“Está só a aquecer”: diz a Tesla
Em resposta ao tweet de Elon Musk, a Tesla partilhou outro vídeo, no qual diz que “estava apenas a aquecer” no trecho publicado pelo CEO da marca. Em cerca de um dia, o vídeo já está a caminho das 50 milhões de visualizações.
Ao observar as imagens, conseguimos reparar que o robô da Tesla se movimenta de maneira bastante natural. Os passos de dança parecem fidedignos ao que seria expectável de ver num ser humano a executar os mesmos movimentos.
A maneira como o Optimus mostra ter controlo do corpo representa uma clara melhoria face a vídeos anteriores que já vimos deste. Um exemplo é o vídeo em baixo, em que o Optimus, apesar de se mexer com facilidade, ainda tem um jeito bastante robótico de caminhar.
A aproximação do robô ao ser humano
A evolução dos robôs humanoides está a crescer a um ritmo alto e as suas parecenças ao ser humano são cada vez mais notórias, até em termos estruturais. Recorde-se de um vídeo recente da Clone Robotics, a apresentar o seu Protoclone.
Este é constituído por mais de 1000 músculos sintéticos, que lhe dão uma parecença ainda mais humana. No vídeo em cima, consegue-se ainda ver o robô a mexer os dedos, um a um, como se tivesse mesmo articulações funcionais.
Espera-se que os robôs, a curto-médio prazo, possam assumir funções relevantes em contexto de indústria. Como descreve a Tesla, no seu site oficial, o Optimus foi concebido para executar “tarefas inseguras, repetitivas ou tediosas”.