No setor da tecnologia, é cada vez mais frequente ouvirmos falar de robôs humanoides. Um deles foi divulgado recentemente pela Clone Robotics e o grande destaque é a sua parecença anatómica a um ser humano.
Tal como refere a Supercar Blondie, este é composto por mais de 1000 “músculos”. Como consegues ver no vídeo em baixo, apesar de não ter feições definidas, tem uma estrutura corporal que ainda faz lembrar o corpo humano.
Sobre o robô da Clone Robotics
Quanto ao robô em si, este chama-se Protoclone e foi revelado pela Clone Robotics ainda este ano. Segundo a descrição feita pela própria marca, trata-se do robô “mais anatomicamente preciso do mundo”.
No vídeo em cima, é possível ver o robô a alongar os seus músculos, de uma maneira bastante orgânica. Não deixa de ser curioso até porque, geralmente, os robôs humanoides, apesar de executarem algumas funções de humanos, têm movimentos, claro está… robóticos.
Quanto ao Protoclone, a empresa chegou a dizer inclusive que este é o primeiro robô “bípede e musculoesquelético do mundo”. As palavras foram proferidas, aquando da publicação de um vídeo do robô pendurado no teto, que podes ver em baixo.
De acordo com a Clone Robotics, o que também torna este robô especial é a sua composição. O Protoclone conta com cerca de 1000 miofibrilas e 500 sensores que permitem imitar os movimentos musculares humanos, de forma o mais fidedigna possível.
“O sistema muscular do Clone anima o esqueleto graças à revolucionária tecnologia de músculos artificiais Myofiber, desenvolvida pela Clone em 2021, que aciona esqueletos naturais de animais ao conectar cada unidade musculotendínea aos pontos anatomicamente precisos nos ossos” - explica a Clone Robotics.

A reação do público ao robô humanoide
Perante as imagens divulgadas, têm sido várias as reações dos internautas face ao Protoclone. Em menos de uma semana, o vídeo do X já conta com mais de 9 milhões de visualizações.
Por um lado, há utilizadores como @corbinsabol, que se mostram assustados com o aspeto do robô. “Vocês tinham a opção de não fazer um robô que mais parece um demónio, mas aqui estamos” - escreve o utilizador.
Por outro lado, há também quem se mostre entusiasmado e brinque, ao perguntar para quando é que temos uma versão feminina do robô.