Ao comprar através dos nossos links, podemos receber uma comissão. Saiba como funciona.

(Vídeo) O carro "máquina" da Ford que deslumbra na pista de velocidade

Luís Guedes
Luís Guedes
Tempo de leitura: 2 min.

Nem um ano se passou desde a última vez que a Ford impressionou no circuito de corrida de Nürburgring Nordschleife. O teste foi feito no verão de 2024 com um Mustang GTD e o resultado final da volta foi de 6:57:685 (minutos, décimas, centésimas).

Mesmo tendo sido um resultado muito interessante para a marca norte-americana, esta voltou-se a fazer à pista. Novamente com o Mustang GTD, após algumas modificações, a Ford superou a proeza anteriormente alcançada.

Fez o mesmo percurso em cerca de 5,5 segundos a menos

De acordo com a Jalopnik, a gigante automóvel conseguiu este feito em cerca de 5,5 segundos a menos do que na anterior tentativa. Na prática, isto quer dizer que o Mustang da Ford apenas demorou 6:52:072 para completar um dos circuitos mais icónicos do mundo.

Como não poderia deixar de ser, a Ford assinalou este momento nos seus meios de comunicação oficiais. No YouTube, publicou um vídeo, onde mostra alguns dos momentos principais deste feito.

“Aproveitamos aquilo que aprendemos durante décadas na pista e criamos um Mustang para todos os que queiram competir com os melhores supercarros do mundo” - escreve a Ford, numa legenda do vídeo.

Segundo a mesma fonte de informação, o novo recorde da marca foi feito com o apoio da Multimatic, especialista em engenharia.

O que mudou de uma volta para a outra?

Perante uma melhoria superior a 5 segundos, o que, neste contexto, tem a sua relevância, a marca explicou o que mudou de uma volta para a outra. A Ford explica que estas foram algumas das principais alterações:

  • Ajuste de chassi com maior rigidez torcional

  • Hardware de suspensão e alinhamento atualizados para maior precisão

  • Ajustes aerodinâmicos

  • Comportamento melhorado do ABS e do controlo de tração

  • Desenvolvimento de nova válvula de carretel ativa

Ford Mustang GTD
Ford Mustang GTD (via Ford)

O condutor do automóvel foi Dirk Müller, nesta volta que passou a ser a 9ª mais rápida de sempre no circuito, para um carro de produção. A diferença é de poucas centésimas para modelos muito conhecidos, como o Lamborghini Huracán Performante LP640-4 (6:52:01).

O Mustang GTD da Ford tem um motor V8 5,2 litros “supercharged” que permite uma potência de 815 cv.

Luís Guedes
Luís Guedes
É apaixonado pela escrita. Desde tecnologia, a entretenimento, passando sempre pela música e pelos livros, o Luís é fascinado por tornar o complexo em simples e o simples em ainda mais simples.