Cada vez mais se fala em robôs humanoides. Uma marca que tem dado nas vistas nesse setor é a Figure. Há poucas horas, a Figure lançou um vídeo no Youtube, em que se vê o humanoide “Helix” em ação, a arrumar comida no frigorífico.
De acordo com a própria marca, este robô em particular marca um grande passo da Figure, no sentido de especializar os humanoides para “ambientes domésticos cotidianos”. Em baixo, consegues ver o potencial deste “Helix” (via INC).
Sobre o robô “Helix”
Segundo a Figure, outro aspeto especial acerca do “Helix” é o facto deste não precisar de ser treinado em centenas de demonstrações para tarefas específicas. Supostamente, o design do robô permite que este interaja com objetos que nunca viu antes.
A marca refere, inclusive, que estes robôs “podem pegar virtualmente em qualquer objeto doméstico pequeno”. No exemplo em cima, fica comprovada essa característica do “Helix”. Se assistires ao vídeo, ouve-se uma instrução para que eles guardem uma saca de compras.

Os robôs, numa primeira fase, olham à sua volta. Depois disso, identificam o pedido feito e começam a pegar nos alimentos, vagarosamente. Não deixa de ser curioso, também, o facto dos robôs trabalharem bem em equipa.
As parcerias da Figure
Face ao sucesso que tem tido no setor dos robôs humanoides, a Figure cancelou recentemente um acordo com a OpenAI: a criadora do ChatGPT. As duas marcas deixarão de colaborar na criação de modelos de Inteligência Artificial (IA).
Quem deu conta disso mesmo foi o criador da Figure. Este publicou, no X, antigo Twitter, que a marca estava com intenções de abandonar a parceria.
Brett Adcock escreveu, no dia 4 de fevereiro, que a empresa tinha "feito um grande avanço na IA de robôs de ponta a ponta, construída inteiramente internamente". O próprio acrescentou ainda que a Figure já tem vindo a trabalhar no Helix há cerca de um ano.
Um relatório recente sugere também que a Figure está em conversações com a Align Venture e a Parkway Venture Capital para uma nova rodada de financiamento.