
Futebol jogado por robôs humanoides: parece ficção científica, mas hoje em dia já é mesmo uma realidade. Na China, foi feita uma demonstração bastante peculiar, onde vemos a primeira liga de futebol onde os jogadores são robôs.
Tal como refere a Supercar Blondie, a responsável pela organização do evento foi a Booster Robotics. Como podes ver no vídeo em baixo, os movimentos dos robôs são tudo menos ágeis. Mesmo assim, é destaque pela novidade.
Robô “lesionou-se” e foi retirado do jogo de maca
Ao longo do vídeo, é possível ver mais do que uma vez os robôs a caírem ao chão, como se tivessem sofrido uma falta. Um dos grandes momentos do vídeo pode ser apreciado a partir dos 70 segundos, onde um robô introduz a bola na baliza adversária.
Outro momento que gerou particular burburinho na bancada foi quando um dos robôs se “lesionou”. A partir do minuto 1:15, consegues ver um robô estendido no chão, que acaba por ser “socorrido” por uma equipa que o carrega de maca.
Quem se pronunciou sobre esta liga de futebol robótico foi o fundador da Booster Robotics. Nas palavras de Cheng Hao, “escolhemos o cenário de futebol para a competição de robôs principalmente por dois motivos: primeiro, para incentivar os alunos a aplicar suas habilidades algorítmicas à robótica do mundo real”.
O segundo motivo visa “mostrar a capacidade dos robôs de caminhar de forma autónoma e estável, resistir a colisões e demonstrar níveis mais altos de inteligência e segurança” - explica Cheng Hao.
Segundo a mesma fonte, estes robôs foram treinados durante dois anos para resistirem aos contactos e reconhecerem uma bola de futebol com facilidade. Ainda assim, importa realçar que jogar futebol não é a primeira coisa impressionante que já vimos os robôs fazer.
Como o 4gnews noticiou recentemente, já vemos robôs a fazer breakdance, a atender ao público ou até mesmo na cozinha. Com uma evolução cada vez mais notória, resta esperar para ver o que ainda está por vir.