Recentemente, ficamos a conhecer um novo robô da Kawasaki Heavy Industries (KHI). Trata-se de um cavalo-robô chamado “Corleo”, que tem 2 lugares e que foi apresentado pela marca. Em baixo, consegues ver o momento da apresentação.
De acordo com a New Atlas, a sua ampla visão de Inteligência Artificial (IA) faz com que consiga escolher facilmente caminhos em terrenos acidentados. Este é movido a hidrogénio, sendo que tudo o que sai da sua parte de trás é água fresca.
Sobre o cavalo-robô da Kawasaki
Acerca do cavalo-robô, sabemos que este, para além de ser movido a hidrogénio e ter 2 lugares, apresenta cascos com borracha aderente. De forma a mostrar as suas habilidades, a marca divulgou um vídeo, no YouTube, do cavalo-robô a andar.
Como consegues ver em cima, a forma de locomoção do “Corleo” faz de facto lembrar um cavalo. Há momentos no vídeo em que é evidenciada a capacidade de salto do robô, de um ponto para o outro, com alguma distância.
O vídeo mostra-nos o “Corleo” em ação nas montanhas, que tendencialmente apresentam caminhos irregulares. É mais uma vez esse o caso e, nas imagens, reparamos que o cavalo-robô contorna os obstáculos de forma simples.
Não sabemos, contudo, qual é a velocidade máxima que o robô conseguiria atingir. Isto porque, ao ver o vídeo, parece que o mesmo consegue locomover-se a uma velocidade bastante considerável.
Não é o primeiro quadrúpede montável que vimos nos últimos tempos
O “Corleo” promete ter características impressionantes, mas vale a pena referir que não é o primeiro quadrúpede montável que conhecemos recentemente. Em 2024, por exemplo, a XPeng apresentou um unicórnio montável.
Este foi construído a pensar nas crianças, como se fosse um brinquedo. Não deixa de ser interessante também vermos robôs criados como forma de entretenimento. Isto porque, recentemente, estes são mais pensados numa lógica industrial.
É esse o caso de gigantes automóveis como a BMW ou a Mercedes, que apostam cada vez mais neste tipo de tecnologia.