
Já diziam (e bem) os nossos colegas da SamMobile: “o que é que eu acabei de ver”? Nos últimos dias, a Samsung lançou um vídeo no seu canal de YouTube, com o objetivo de promover as tuas TVs QLED.
A questão é que o vídeo tem dado que falar, não pelas televisões, mas sim pela narrativa que a Samsung criou à volta. Na prática, como podes ver em baixo, tudo começa com uma espécie de cozinheiro-palhaço que apresenta um prato de sushi, que afinal não é sushi.
Desde logo, o aspeto do palhaço é sinistro, o que não é uma sensação expectável num anúncio da Samsung. Depois, este é conotado como um charlatão que faz descontos de 50%, mas que apenas quer enganar o utilizador e ficar com o dinheiro.
Ora, a Samsung certamente não estava aqui a falar de palhaços, mas sim a insinuar alguma coisa sobre a concorrência. O problema aqui é que a marca sul-coreana não se ficou por este vídeo. Divulgou ainda mais 2 vídeos, só que em vez de mostrar sushi sem peixe, mostrava cachorro sem salsicha e tacos sem casca.
Tudo isto para dizer o quê?
A analogia aqui é que, da mesma forma que sushi não é sushi sem peixe, uma TV QLED também não é sem luz de fundo azul. É ainda mencionada a tecnologia “QD Sheet”, que é usada em ecrãs modernos.
Ao longo do vídeo, conseguimos ainda ouvir uma música, cuja letra diz “é mentira, escolhe o que é real”. Previsivelmente, tanto o vídeo como a música terão sido criadas através de Inteligência Artificial (IA).
De um modo geral, as reações do público não têm sido positivas. São vários os fãs que se questionam como é que “uma empresa bilionária está a fazer isto”. Ainda assim, uma coisa é certa: este marketing arrojado tem dado que falar. E como dizia o cineasta Henry B. King: “falem bem ou falem mal, mas falem de mim”.
Só o tempo dirá se este tipo de publicidade surte efeito ou não, para a Samsung.