
Foi há poucos dias que aconteceu o tão aguardado lançamento do Tesla Robotaxi. Este serviço de transporte autónomo arrancou oficialmente na cidade de Austin, no Texas (Estados Unidos) e o feedback tem sido globalmente positivo.
No entanto, importa referir que este não tem sido imune às críticas. Uma prova disso é o mais recente vídeo de DirtyTesla, no YouTube, onde fala pormenorizadamente sobre a sua experiência, após andar 50 vezes no Robotaxi.
O vídeo completo pode ser visto em baixo. Vale a pena referir que DirtyTesla tem mais de 120.000 subscritores no YouTube.
Tesla Robotaxi foi em direção a um carro estacionado
No vídeo, é possível ver um momento em que o Tesla Robotaxi conduz em direção a um carro estacionado. Apesar de não estarmos a falar de um choque que tenha causado danos, conseguimos ver o Tesla Model Y a ir contra um pneu, por volta do minuto 4:50.
“Por alguma razão, o Tesla Robotaxi virou à esquerda em direção a um carro. Depois começou a abrandar e voltou a arrancar outra vez. Depois, as luzes de perigo começaram a ligar” - explica o youtuber.
No momento em questão, o Robotaxi já tinha deixado o seu cliente, conforme se percebe ao observar o vídeo. Contudo, fica o alerta, pelo facto do Robotaxi se ter confundido, indo diretamente contra um automóvel, ainda que a velocidade bastante baixa. De momento, não se sabe o que poderá ter causado esta decisão do carro da Tesla.
Onde mais se tem enganado o Robotaxi?
De acordo com o Engadget, também têm sido assinalados outros enganos por parte do Tesla Robotaxi. Alguns passageiros já relataram que o veículo parou de forma abrupta na estrada, ligando as luzes de emergência.
A mesma fonte de informação menciona ainda casos onde o Robotaxi já conduziu do lado errado de uma faixa amarela dupla. Nem um mês se passou desde o lançamento do Tesla Robotaxi, pelo que é expectável ouvirmos novos relatos em breve.
Recorde-se que, nos EUA, o Waymo também já disponibiliza serviços de táxi autónomos. Supostamente, os veículos do Waymo também têm mostrado alguma dificuldade em desviar-se de barreiras na estrada, conforme relata o Engadget.