Ao comprar através dos nossos links, podemos receber uma comissão. Saiba como funciona.

(Vídeo) Carro-voador que foi "apanhado" no ar gera preocupação

A tecnologia evoluiu a um nível em que ver carros-voadores no ar já é uma realidade. Foi precisamente isso que aconteceu em Tampa Bay, nos Estados Unidos da América (EUA), em que um destes veículos foi avistado, perto de um rio na localidade.

O vídeo foi captado pela FOX, que o divulgou, nas últimas horas, no seu canal de YouTube, conforme podes ver em baixo. Como refere a Supercar Blondie, um dos pontos altos foi o facto do carro-voador praticamente não ter feito barulho.

Um carro-voador em que não é preciso ter licença de condução

Desde já, importa apresentar o veículo. O carro-voador em questão chama-se eVTOL e pertence à empresa Pivotal. A título de curiosidade, o “projeto eVTOL” já se encontra em andamento há cerca de 13 anos.

Segundo a empresa, “como uma aeronave elétrica, o [carro-voador] requer menos manutenção do que um veículo movido a combustível. Aprimoramentos automatizados aplicados remotamente à aeronave mantêm-na a operar com desempenho máximo”.

Carro-Voador
Carro-Voador (via YouTube FOX)

É de referir que, ao contrário de um carro normal, esta aeronave não requer uma licença especializada de condução. Naturalmente, é uma questão que pode levantar alguma preocupação por razões de segurança. Nos comentários do vídeo, a maioria dos utilizadores não se mostrou encantada com a ideia.

Ou porque consideram demasiado caro ou porque receiam uma eventual má condução de quem os guia. Como escreve a utilizadora @meechibell, em relação a um eventual futuro onde os carros-voadores se tornam preponderantes, “"só porque podemos fazer, não significa que devemos fazer".

No mesmo sentido, o utilizador @nic8277 diz: "não é seguro para a maioria das pessoas em público. É triste dizer". Há ainda quem brinque e diga que "os cartéis vão adorar essas aeronaves".

“Descola como helicóptero e voa como avião”

Como dito anteriormente, o baixo ruído é outro dos fatores atrativos deste produto da Pivotal. Quem o advoga é o CEO Ken Karklin, que dá conta que o carro-voador pode chegar até a ser inaudível.

Ainda sobre o eVTOL, Karklin explicou à FOX que “ele descola como um helicóptero, voa como um avião e então podes pousá-lo novamente como um helicóptero ”. Ao que consta, é possível aprender a pilotar o eVTOL em poucas semanas, sendo que o objetivo da empresa é torná-lo num meio de transporte popular. .

Este encontra-se à venda por um preço a rondar os 167.000 euros.

Luís Guedes
Luís Guedes
É apaixonado pela escrita. Desde tecnologia, a entretenimento, passando sempre pela música e pelos livros, o Luís é fascinado por tornar o complexo em simples e o simples em ainda mais simples.