Vídeo-árbitro: A tecnologia no mundo do futebol

Manuel Guedes
Manuel Guedes
Tempo de leitura: 2 min.

Nos dias de hoje, a tecnologia tem crescido de uma forma exponencial, fazendo parte integrante do nosso dia-a-dia. Revela uma importância extrema no mundo atual, desde aos telemóveis que usamos, aos vídeo-jogos que jogamos, e às notícias a que assistimos.

No entanto, para além de ser importante no mundo em geral, a tecnologia pode revelar-se particularmente importante no mundo do futebol, nomeadamente através do vídeo-árbitro.

A final da Taça de Portugal, entre o Sport Lisboa e Benfica e o Vitória de Guimarães, a realizar-se no dia 28 de maio e vai contar oficialmente com o recurso a esta tecnologia, informou a Federação Portuguesa de Futebol (FPF). Será a primeira final alguma vez disputada, em todo o mundo, de uma prova nacional com recurso ao vídeo-árbitro.

Este, consiste num sistema de comunicação em tempo real entre VAR (Video Assistant Referee) e o árbitro de campo. O VAR pode ser composto por dois árbitros profissionais da Liga.

Assiste a um pequeno vídeo de treino do vídeo-árbitro em Portugal:

Através da utilização deste recurso nos jogos de futebol pode-se afirmar que vem trazer uma maior verdade desportiva, porque a margem de erro das decisões dos lances vai ser muito menor, não prejudicando de alguma maneira uma ou outra equipa.

Vê ainda: Correr é com o novo Polar M430!

No entanto, nem tudo são aspetos positivos. Há quem defenda que esta medida vem desvirtuar o futebol, tornando-o quase como num vídeojogo, em que nao há, ou praticamente não existe nenhum erro de arbitragem, desde a foras de jogo mal tirados ou penalties por assinalar. Os mesmos, afirmam que o que traz a magia ao futebol são a existência de lances duvidosos que permitem opiniões opostas. Hoje em dia, são poucos os fãs de vídeo-jogos que nunca experimentaram, ou que não jogam jogos de futebol, por exemplo FIFA ou PES. Nestes, são poucos os casos em que existem más decisões de arbitragem.

Será que é este o veredicto que queremos na realidade? De que serão feitas as conversas de café, ou as notícias da imprensa se não de lances duvidosos num jogo?

Outros assuntos relevantes:

Pokémon Go conta com 65 milhões de utilizadores activos!

BAFTA atribui prémio de jogo do ano a Uncharted 4

Fim de semana recheado de descontos em tecnologia e gaming