Viber também se vai juntar às mensagens encriptadas

Tiago Vahía Pessoa
Tiago Vahía Pessoa
Tempo de leitura: 1 min.

Chegou a vez do Viber se juntar ao Signal (certamente) e ao WhatsApp (não tão certamente) e anunciar a implementação da encriptação end-to-end (E2EE) no trânsito das suas mensagens.

Vê ainda: polémica entre o Uncle Sam e a empresa de Cupertino, apesar de toda a histeria em volta do caso, é que as empresas não querem passar a ideia de insegurança e, contrariamente ao que o as organizações governamentais poderiam esperar, ao invés de cederem, os actores tecnológicos estão determinados a informar os utilizadores e o Mundo que estão a reforçar os seus parâmetros de privacidade e de segurança.

Quanto ao Viber: para além das mensagens normais as mensagens em grupos também terão o mesmo tipo de encriptação. Mais ainda, será adicionada a funcionalidade de esconder certas conversas da inbox; conversas essas que só estarão acessíveis através da introdução de um PIN previamente escolhido pelo utilizador.

Resta agora saber 1) qual será o protocolo de encriptação; 2) se será open source e 3) como será feita a implementação de tudo isto. Estes três factores são determinantes para saber se vale a pena confiar no Viber pós-E2EE; ou não...

Talvez queiras ver:

  • Moto G4 é mostrado na íntegra em novo vídeo (Moto G 4Gen)
  • Nubia Z11 Mini apresentado oficialmente com câmara de 16MP, 3GB de RAM e Snapdragon 617
  • Já podes jogar Counter-Strike 1.6 no teu dispositivo Android