Ao comprar através dos nossos links, podemos receber uma comissão. Saiba como funciona.

Viajar em terra a 1000 km/h? Tens de conhecer este transporte revolucionário já a ser testado

Na China, está a ser testado um novo sistema de transportes revolucionário, que poderia andar até 1000 km/h.

Transportes
Imagem Ilustrativa (via Nano Banana)

Ao que tudo indica, está a ser desenvolvida na China uma nova tecnologia de transportes futurista, que conseguiria transportar passageiros a uma velocidade aproximada de 1000 quilómetros por hora.

O projeto está a ser concebido pela China Aerospace Science and Industry Corporation (CASIC) e o objetivo passa por encurtar trajetos (continentais) para menos de 1 hora. Na prática, aplicando ao contexto português, era como se pudesses ir do Porto a Lisboa em pouco menos de 20 minutos.

Como funciona?

Perante esta possibilidade, a grande questão que surge é: como seria isto possível? Aparentemente, esta tecnologia usaria levitação magnética e túneis de baixa pressão quase sem ar, com níveis de atrito bastante reduzidos e gastos energéticos mínimos. O sistema chamar-se-ia T-Flight e alcançaria velocidades superiores às dos aviões comerciais.

Note-se que os aviões andam “apenas” a uma velocidade média aproximada de 860 km/h. Como explicam os nossos colegas da Gizmodo, a flutuação deste sistema de transportes aconteceria por causa da “repulsão entre ímanes instalados no veículo e no percurso”.

Neste momento, já decorrem os primeiros testes. Num deles, um protótipo conseguiu chegar a uma velocidade de 650 km/h, ao fim de 7 segundos.

Uma tecnologia promissora, mas repleta de desafios

Apesar do potencial desta tecnologia, é importante termos em conta os desafios que estariam representados. Desde logo, ter conectividade magnética constante, durante todo o trajeto, poderia ser uma tarefa complicada.

Depois, também representaria um grande investimento ao nível das infraestruturas e da engenharia. Estima-se que, para este projeto, possam ser destinados cerca de 10 a 20 mil milhões de dólares, o que demonstra uma grande expectativa no potencial do T-Flight.

As mais recentes previsões sugerem que as obras poderão começar em 2027, com um eventual arranque de operações em 2032. É claro que ainda há muitos condicionalismos nesta fase, mas será sem dúvida interessante ver o potencial evolutivo deste sistema.

🏆 Prémios 4gnews 2025
Vota nos teus favoritos e ganha prémios incríveis.
👉 Votar agora

Xiaomi Redmi Note 14 5G 8+256 GB
Xiaomi Redmi Note 14 5G 8+256 GBecrã AMOLED 6,67" 120 Hz, câmara 108 MP, bateria 5110 mAh, processador potente
Oferta por tempo limitado
179,99 €Amazon
239,00 €-25%
Logo 4gnews
Estamos a recrutar! Editor e Reviewer de Produtos Tech
Candidata-te agora
Luís Guedes
Luís Guedes
É apaixonado pela escrita. Desde tecnologia, a entretenimento, passando sempre pela música e pelos livros, o Luís é fascinado por tornar o complexo em simples e o simples em ainda mais simples.