É oficial! Versão estável global da MIUI 9 já está a chegar aos Xiaomi

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 4 min.

A versão estável da MIUI 9 Tutorial aqui.

MIUI 9 já está a chegar aos Xiaomi na sua versão estável global

Esta nova ROM já tinha sido anunciada há mais de três meses, corria ainda o mês de julho. Sem contar com as várias versões beta que foram sendo disponibilizadas para os utilizadores poderem testar esta nova ROM.

Contudo, a marca demorou o seu tempo para que todos os erros e bugs pudessem estar corrigidos e para que esta interface chegue ao consumidor final isenta de imperfeições e repleta de novidade.

Já sabíamos que esta MIUI 9 seria distribuída na Índia a partir do dia 2 de novembro mas estávamos longe de imaginar que a construtora faria chegar esta versão estável global mesmo antes dessa data.

Pois bem, é mesmo isso que acaba de acontecer, estando esta ROM já a chegar aos Xiaomi Mi 6 e Xiaomi Mi Max 2, tal como já foi relatado por vários dos nossos leitores. É sem dúvida uma surpresa que qualquer utilizador da marca gostará de receber. A notificação de disponibilidade via OTA (over the air).

Se tens um Xiaomi Mi 6 fica atento à chegada da nova compilação de firwmare (software de sistema) - MIUI V9.0.1.0.NCAMEI. Ao invés, se tens um Xiaomi Mi Max 2 fica atento à chegada da compilação de firmware MIUI V9.0.1.0.NDDMIEI. O pacote de novidades pesa cerca de 568MB.

Xiaomi Mi 6 e Mi Max 2 entre os primeiros a receber a MIUI 9

Agora que acabou o programa de testes Beta para esta ROM, está na hora de fazer chegar a versão estável global a todos os utilizadores com um smartphone eleito (lista abaixo). Depois de uma distribuição inicial na China, tudo terá corrido bem e a marca começou agora a distribuir, por fases / etapas, a tão aguardada versão estável global.

Hoje de manhã, através do seu Twitter, o diretor de marketing da MIUI, Huang Longzhon revelou que a nova ROM estava a ser distribuída normalmente e tal como planeado, dois meses após o início do lançamento das versões de teste (developer preview).

Este período de espera deve-se ao facto de esta ser uma grande atualização para toda a ROM que, como tal, necessita de bastante aperfeiçoamento e teste. Esperemos que esta chegue agora aos utilizadores, isenta de imperfeições ou erros.

3 grandes novidades da MIUI 9:

1- Image Search

Tal como o nome sugere, a nova função da MIUI 9 da Xiaomi possibilitará ao utilizador efetuar uma pesquisa global de imagens (dentro do seu smartphone). Os resultados desta pesquisa serão catalogados, indecentemente da App (aplicação) de onde sejam oriundas.

2- Assistente Virtual da Xiaomi

Qualquer fabricante que se preze hoje em dia tem que ter uma assistente virtual. Olhe-se a Bixby da Samsung, a Siri da Apple, Cortana da Microsoft, o próprio Google Assistant e agora, o Smart Assistance da Xiaomi.

Será uma funcionalidade exclusiva, pelo menos para já, da versão chinesa desta ROM.

3-Smart App Launcher

Sempre com a velocidade de utilização em mente, a Xiaomi apresentou também um novo launcher de aplicações. À falta de uma melhor palavra, um iniciador de Apps(lançador não é de todo correcto). Chama-se Smart APP Launcher e possui características deveras interessantes.

*MIUI 9 chegará gradualmente a estes Xiaomi:

  • Mi Mix 2
  • Mi 6
  • Mi 5
  • Mi 4
  • Mi 4i
  • Mi 3
  • Mi Max 2
  • Mi Max/Prime
  • Redmi Note 4
  • Redmi Note 3
  • Redmi Note Prime
  • Redmi 4
  • Redmi 4A
  • Redmi 3S/Prime/Plus
  • Redmi 2/Prime

*Lista poderá sofrer alterações ou atrasos na chegada da versão estável a alguns destes modelos. Estaremos atentos a qualquer mudança do status quo.

Relembro que deverás carregar a bateria do teu smartphone com pelo menos 50% de carga antes de iniciar a instalação e deverás fazer o download do novo pacote de segurança através de uma rede Wi-Fi para não saturar o teu pacote de dados.

Se ainda não recebeste a notificação de atualização para Android já disponível vai a Definições – Acerca do Dispositivo – Atualizações de Software e o equipamento deverá começar automaticamente a descarregar as novidades.

O download em si não demorará muito, consoante a velocidade da tua conexão à Internet mas a instalação já demorará uns 10-15 minutos até que fique tudo pronto e instalado no teu Xiaomi.

Para mais informações sobre a esta marca e tudo o que é tecnologia falada em português segue a 4gnews. Acompanha-nos no YouTube onde terás também as nossas LiveCasts semanais.

E tu, já recebeste esta importante atualização no teu dispositivo?

Outros assuntos relevantes na 4gnews:

Android Oreo Beta para os Samsung Galaxy S8 chegará a estes países

d

Razer Phone será uma autêntica “Besta” de smartphone

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.