É oficial! Versão estável global da MIUI 9 já está a chegar aos Xiaomi

Rui Bacelar
31 Outubro, 2017
Xiaomi MIUI 9 versão estável global
E tu, já recebes as novidades no teu dispositivo?

A versão estável da MIUI 9 começou a ser distribuída na China no passado dia 28 de outubro e agora, ainda antes de o mês acabar, a Xiaomi começou a disponibilizar a nova MIUI 9 na sua versão global estável para o Mi 6 e para o Mi Max 2. O dia tão aguardado chegou finalmente!

Vê ainda: Nokia 2 já é oficial! Android baratíssimo promete 2 dias de autonomia

A construtora chinesa que em breve se estreará de forma oficial na Espanha já começou a fazer chegar as novidades a dois dos seus mais recentes smartphones Android. Aliás, já podes instalar, hoje, a versão estável da MIUI 9 global no Xiaomi Mi 6 – Tutorial aqui.

MIUI 9 já está a chegar aos Xiaomi na sua versão estável global

Esta nova ROM já tinha sido anunciada há mais de três meses, corria ainda o mês de julho. Sem contar com as várias versões beta que foram sendo disponibilizadas para os utilizadores poderem testar esta nova ROM.

Contudo, a marca demorou o seu tempo para que todos os erros e bugs pudessem estar corrigidos e para que esta interface chegue ao consumidor final isenta de imperfeições e repleta de novidade.

Já sabíamos que esta MIUI 9 seria distribuída na Índia a partir do dia 2 de novembro mas estávamos longe de imaginar que a construtora faria chegar esta versão estável global mesmo antes dessa data.

Xiaomi MIUI 9 Xiaomi Mi6 versão estável global
As novidades já estão a ser distribuídas. E tu, já recebeste a notificação via OTA?

Pois bem, é mesmo isso que acaba de acontecer, estando esta ROM já a chegar aos Xiaomi Mi 6 e Xiaomi Mi Max 2, tal como já foi relatado por vários dos nossos leitores. É sem dúvida uma surpresa que qualquer utilizador da marca gostará de receber. A notificação de disponibilidade via OTA (over the air).

Se tens um Xiaomi Mi 6 fica atento à chegada da nova compilação de firwmare (software de sistema) - MIUI V9.0.1.0.NCAMEI. Ao invés, se tens um Xiaomi Mi Max 2 fica atento à chegada da compilação de firmware MIUI V9.0.1.0.NDDMIEI. O pacote de novidades pesa cerca de 568MB.

Xiaomi Mi 6 e Mi Max 2 entre os primeiros a receber a MIUI 9

Agora que acabou o programa de testes Beta para esta ROM, está na hora de fazer chegar a versão estável global a todos os utilizadores com um smartphone eleito (lista abaixo). Depois de uma distribuição inicial na China, tudo terá corrido bem e a marca começou agora a distribuir, por fases / etapas, a tão aguardada versão estável global.

MIUI 9 Xiaomi Mi 6 versão estável
E tu, já recebeste as novidades no teu smartphone?

Hoje de manhã, através do seu Twitter, o diretor de marketing da MIUI, Huang Longzhon revelou que a nova ROM estava a ser distribuída normalmente e tal como planeado, dois meses após o início do lançamento das versões de teste (developer preview).

Este período de espera deve-se ao facto de esta ser uma grande atualização para toda a ROM que, como tal, necessita de bastante aperfeiçoamento e teste. Esperemos que esta chegue agora aos utilizadores, isenta de imperfeições ou erros.

3 grandes novidades da MIUI 9:

1- Image Search

Tal como o nome sugere, a nova função da MIUI 9 da Xiaomi possibilitará ao utilizador efetuar uma pesquisa global de imagens (dentro do seu smartphone). Os resultados desta pesquisa serão catalogados, indecentemente da App (aplicação) de onde sejam oriundas.

2- Assistente Virtual da Xiaomi

Qualquer fabricante que se preze hoje em dia tem que ter uma assistente virtual. Olhe-se a Bixby da Samsung, a Siri da Apple, Cortana da Microsoft, o próprio Google Assistant e agora, o Smart Assistance da Xiaomi.

Será uma funcionalidade exclusiva, pelo menos para já, da versão chinesa desta ROM.

3-Smart App Launcher

Sempre com a velocidade de utilização em mente, a Xiaomi apresentou também um novo launcher de aplicações. À falta de uma melhor palavra, um iniciador de Apps(lançador não é de todo correcto). Chama-se Smart APP Launcher e possui características deveras interessantes.

*MIUI 9 chegará gradualmente a estes Xiaomi:

  • Mi Mix 2
  • Mi 6
  • Mi 5
  • Mi 4
  • Mi 4i
  • Mi 3
  • Mi Max 2
  • Mi Max/Prime
  • Redmi Note 4
  • Redmi Note 3
  • Redmi Note Prime
  • Redmi 4
  • Redmi 4A
  • Redmi 3S/Prime/Plus
  • Redmi 2/Prime

*Lista poderá sofrer alterações ou atrasos na chegada da versão estável a alguns destes modelos. Estaremos atentos a qualquer mudança do status quo.

Relembro que deverás carregar a bateria do teu smartphone com pelo menos 50% de carga antes de iniciar a instalação e deverás fazer o download do novo pacote de segurança através de uma rede Wi-Fi para não saturar o teu pacote de dados.

Se ainda não recebeste a notificação de atualização para Android já disponível vai a Definições – Acerca do Dispositivo – Atualizações de Software e o equipamento deverá começar automaticamente a descarregar as novidades.

O download em si não demorará muito, consoante a velocidade da tua conexão à Internet mas a instalação já demorará uns 10-15 minutos até que fique tudo pronto e instalado no teu Xiaomi.

Para mais informações sobre a esta marca e tudo o que é tecnologia falada em português segue a 4gnews. Acompanha-nos no FacebookInstagram e claro, no YouTube onde terás também as nossas LiveCasts semanais.

E tu, já recebeste esta importante atualização no teu dispositivo?

Outros assuntos relevantes na 4gnews:

Android Oreo Beta para os Samsung Galaxy S8 chegará a estes países

Motorola Moto Z2 Play está a receber um importante update do Android

Razer Phone será uma autêntica “Besta” de smartphone

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Quando não está a escrever um artigo ou a gravar algum vídeo, o Bacelar tem por hábito saborear um bom livro, descobrir novas bandas sonoras ou simplesmente desfrutar do sol, na companhia de quem mais gosta (MM).

Mais na 4gnews

Google Play Store: 18 Apps e jogos Premium que estão agora Grátis
Google Play Store nova versão da APK disponível para download
Opera para Android já te dá uma VPN grátis (download APK)
iPhone de 2020 pode ter processador com nova tecnologia
Xiaomi é a exceção à regra e cresce seriamente em 2018
Apple AirPods 2 revelados de forma oficial! Chegou o carregamento sem fios

Artigos que não podes perder

Descobre 10 produtos Xiaomi que valem a pena comprar
Onde comprar Xiaomi? As lojas online e físicas com os preços mais baixos
Como saber se o teu produto Xiaomi é falso ou original?
10 Dicas da Huawei para tirar melhores fotos com o Smartphone
Como encontrar o telemóvel Android com a ajuda do Google
5 Dicas para ter sucesso no Ultimate Team do FIFA 19 sem gastar dinheiro!