Versão elétrica da Renault 4L apanhada a circular (vídeo)

Pedro Alves
Pedro Alves
Tempo de leitura: 1 min.

Se falarmos no ‘saca-imperiais’ provavelmente apenas os nativos das gerações Z e Y conseguirão identificar este carro icónico da Renault, que deve a alcunha à alavanca das mudanças posicionada no tabliê.

Já a referência à 4L será muito mais pacífica entre todas as gerações e é exatamente essa fama que a Renault está também a recuperar, agora numa versão 100% elétrica prevista para 2025.

Em 2022 a Renault apresentou uma versão conceptual chamada 4EVER Trophy, mas imagens recentes captadas durante testes confidenciais revelam com maior detalhe o aspeto deste novo modelo.

‘Crossover sub-compacto’

O novo Renault 4 E-Tech está baseado na plataforma para carros elétricos CMF-B EV, criada pela aliança entre a Renault, a Nissan e a Mitsubishi e usada noutro modelo icónico da Renault que terá nova vida em versão eletrificada – o 5 E-Tech.

Para a versão 4 E-Tech a marca francesa criou uma adaptação low-cost dessa plataforma, denominada AmpR Small, que permitirá criar veículos de entrada de gama com dimensão generosa e estrutura de cinco portas (416 cm de cumprimento).

Tal como o previsto para o Renault 5 E-Tech, a versão 4 E-Tech deverá receber versões com bateria de 40- kwh e 52-kwh, associadas a motores elétricos de 120 e 150 cavalos de potência, respetivamente. O Motor Authority refere que é também possível que venha a ser lançada uma versão com motor duplo e tração integral.

Renault 4 E-Tech
O novo Renault 4 E-Tech 'camuflado' durante testes em estrada.
Imagem: Motor Authority

A versão final do novo Renault 4 E-Tech deverá fazer a sua estreia em meados de outubro, durante a edição de 2024 do Paris Auto Show, durante o qual o fabricante poderá anunciar o seu preço.

Para já o Motor Authority refere que os preços poderão começar ligeiramente acima dos 25 mil euros prometidos pela Renault; mas nada como esperar por Paris para o confirmar.

Pedro Alves
Pedro Alves
À paixão da escrita juntou a da Tecnologia e fez disso profissão durante duas décadas.