O Youtube acaba de oficializar uma nova modalidade de subscrição mais acessível para os utilizadores. Com o nome Premium Lite, esta é uma modalidade de subscrição pensada para quem procura uma experiência de Youtube sem anúncios.
Os responsáveis pela plataforma consideram que esta é uma excelente opção para quem deseja ver a maioria dos vídeos disponíveis no Youtube sem interrupções. Como deves imaginar, ela chega com alguns compromissos face ao Premium normal.
Youtube Premium Lite foca-se essencialmente na remoção de publicidades
Como é sabido, uma subscrição Youtube Premium remove publicidades dos conteúdos presentes na plataforma, mas tem mais alguns benefícios. Pois bem, a sua versão Lite não conta com esses benefícios extra.
Em síntese, o Premium Litre é uma opção para quem deseja apenas remover as publicidades dos vídeos do Youtube. Jack Greenberg, diretor de produto para o Youtube Premium, explica: "Com o Premium Lite, os utilizadores podem aproveitar os seus vídeos favoritos com menos interrupções."
Importa sublinhar que a remoção de publicidades não se aplica no Youtube Music, nos Shorts e ao navegar pela sua página. Além disso, não conta com as opções de download de vídeos e músicas, nem a possibilidade de reproduzir conteúdo em segundo plano.
Quem dá valor a estas últimas opções, terá de subscrever a modalidade Premium e pagar mais por isso. Algo que faz sentido do ponto de vista empresarial, caso contrário os utilizadores deixariam de ter razões para pagar a subscrição mais cara.
Jack Greenberg acrescenta: "O Premium Lite oferece uma maneira mais acessível para os espetadores assistirem à maioria dos vídeos do YouTube sem anúncios. O YouTube sempre teve como objetivo oferecer várias maneiras para os utilizadores aproveitarem o conteúdo, e expandir o Premium Lite é mais um passo nessa direção."
Quanto custa e quando chegará a Portugal
Como já deves ter percebido, o novo Premium Lite ainda não se encontra disponível em Portugal. O primeiro país a receber esta modalidade é os Estados Unidos, mas a empresa promete que mais mercados serão abrangidos no decorrer deste ano.
Relativamente a preços, o valor de subscrição desta modalidade é metade do Premium normal. Ou seja, nos EUA ela custa 7,99 dólares, portanto, em Portugal poderá rondar os 4 € ou 5 €.