Esta é a verdadeira "missão" do Surface Laptop da Microsoft

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 4 min.

Hoje ficamos a conhecer uma nova versão do sistema operativo da Microsoft, mais leve, o Windows 10 S que se fez acompanhar pelo Surface Laptop. Esta nova versão obrigará os utilizadores a descarregar as aplicações, obrigatoriamente da Windows Store. Pelo lado positivo, a segurança de todo o computador estará salvaguardada, uma vez que todos os programas e aplicações serão vistos e revistos pela própria Microsoft.

A nova versão do sistema operativo necessitava de um novo meio, de novo hardware para servir de veículo e palco ao novo software. Assim que o senhor Panos Panay subiu ao palco soubemos que a Microsoft nos daria um novo Surface. Eis o novo Surface Laptop e está na hora de analisar a sua verdadeira missão, para lá de todo o fogo de artifício.

O que é este Surface Laptop?

No que diz respeito ao hardware, a Microsoft sempre quis fazer algo genuinamente diferente. Desde o Surface e o Surface Pro, dois equipamentos que ajudaram a criar todo um novo mercado de tablets híbridos. Ajudaram-nos a perceber que era possível trabalhar e viajar com estes equipamentos únicos e inovadores. Visando cativar os consumidores mais exigentes o Surface Book foi criado com um ecrã maior e especificações poderosas, tal como o seu preço...

Veja-se ainda a estação de trabalho ideal para os criadores de conteúdo, o Microsoft Studio, um autêntico estúdio para explorares a tua arte. Peca apenas pelo preço que ronda os $3000 dólares. Hardware poderoso, máquinas de trabalho e que provam o poderio da Microsoft. Hoje, vemos a gigante a voltar ao básico.

Voltando às raízes o Surface Laptop foi apresentado neste evento dedicado à educação, aos estudantes e ao nobre intuito de mudar o mundo ao dar mais ferramentas à nova geração de estudantes.

Hoje de manhã vimos uma incrível fuga de informação sobre este Surface Laptop e, pouco depois, assistimos à sua apresentação oficial. Mas afinal, o que é, o que nos traz, quanto custa e quais são as suas especificações técnicas?

Apostando na estética, elegância, estilo e qualidade de construção, o Surface Laptop é o grande palco para o novo Windows 10 S e, pelo menos no papel, será dedicado ao mercado estudantil. Na prática, este Surface Laptop é um concorrente agressivo aos Chromebooks da Google e, mais ainda, aos MacBook da Apple.

Quais as características do Surface Laptop?

Sem esquecer a grande aposta na autonomia de bateria, prometendo mais de 14 horas de autonomia e, caso consiga efetivamente atingir esta meta, superaria até os MacBook Air neste parâmetro. Aposta ainda na segurança do seu ecossistema, com todas as aplicações a serem verificadas pela Microsoft na sua Store.

A nível de características técnicas, o Surface Laptop vem equipado com um ecrã touchscreen de 13.5 polegadas PixelSense. Monitor extremamente fino e aparentemente robusto, graças a todo o seu corpo e caixa metálica.

No interior do Surface Laptop teremos, na versão base, um processador Intel Core i5 em duas configurações. A versão mais barata terá 128GB de armazenamento SSD com 4GB RAM, gráficos Intel HD Graphics 620, disponível apenas na cor Platina por $999 dólares.

Também com o processador i5 teremos a variante com 256GB de armazenamento SSD com 8GB RAM, gráficos Intel HD Graphics 620, disponível apenas na cor Platina, Azul Cobalto, Vermelho Borgonha e Ouro Grafite, o preço ainda não foi revelado.

Já na configuração com o processador Intel Core i7. Com este motor poderás optar por duas configurações. Começando pelos 256GB de armazenamento SSD e 8GB de memória RAM com a gráfica Intel Iris Plus Graphics 640, estando disponível apenas na cor Platina.

Por último, teremos ainda uma segunda variante do Surface Laptop com o processador Intel Core i7 com 512GB de memória SSD, 16GB de memória RAM, os gráficos Intel Iris Plus Graphics 640. Esta versão poderá incorporar um disco SSD de 1TB. Estes computadores começarão a chegar às lojas a partir do dia 15 de junho, pelo menos o modelo base.

Em suma, foi impossível ficar indiferente ao entusiasmo de Panos Panay, o chefe do departamento Surface da Microsoft perante o lançamento deste novo produto. É um concorrente direto e declarado aos MacBook's da Apple. Com mais portas e entradas, com altifalantes inseridos debaixo do teclado e claro, o acabamento em fibra para uma maior ergonomia e conforto de utilização. Uma rivalidade que não foi escondida, muito menos esquecida, durante a apresentação de hoje.

A verdadeira missão do Surface Laptop é, acima de tudo, fazer frente aos computadores da Apple e sinceramente possui boas características para este propósito.

Outros assuntos relevantes:

Google Pixel 2: São 5 os meus desejos para o próximo smartphone da Google

OnePlus 5: Serão estas as primeiras fotos capturadas com o novo OnePlus?

“Sheeple”: o novo termo para definir os fãs da Apple ou Fanboys!

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.