Ver para crer: Apple pode introduzir tecnologia de rastreamento ocular para identificação

Mónica Marques
Mónica Marques
Tempo de leitura: 2 min.

O smartphone é, para a maioria dos utilizadores, um equipamento que centraliza muita informação privada e sensível.

Por essa razão, as marcas apostam em tecnologia sofisticadas de identificação pessoal, recorrendo na sua maioria às impressões digitais para desbloqueamento do terminal. Mas a Apple quer ir mais longe e usar uma nova tecnologia ótica que vai fazer o rastreamento ocular.

Apple já fez pedido para nova tecnologia ao Instituto Europeu de Patentes

imagem de uma pessoa a usar o Apple Vision Pro
O headset Vision Pro pode ser o primeiro equipamento a usar a nova tecnologia ótica para identificação pessoal da Apple Crédito@Apple

Uma vez que o smartphone é, talvez, o equipamento que mais informação pessoal tem do utilizador, todo o cuidado é pouco. Por essa razão, os fabricantes de smartphones apostam em tecnologias complexas para identificação pessoal.

A maior parte usa uma fórmula que inclui código numerário, um padrão e impressões digitais. Mas parece que a Apple, sempre preocupada com questões de segurança e privacidade, quer ir mais longe.

De acordo com informações agora divulgadas, a empresa de Cupertino fez um pedido ao Instituto Europeu de Patentes para usar uma nova tecnologia nos seus equipamentos. Trata-se da tecnologia Optic ID que, muito possivelmente, vamos ver pela primeira vez no headset Vision Pro.

Tal como o nome indica, a tecnologia Optic I vai fazer o rastreamento ocular para identificar o utilizador. Até aqui, nada de novo, mas há mais e melhor. Segundo a documentação entregue, esta nova tecnologia vai analisar caraterísticas exclusivas dos olhos e rostos do utilizador para fazer a identificação.

Na prática, a Optic ID vai seguir o funcionamento da tecnologia biométrica que analisa características exclusivas das impressões digitais, mas vai centrar as suas atenções nos olhos do utilizador, utilizando duas ou mais câmaras para captar fotos do rosto.

A nova tecnologia Apple vai concentrar-se em elementos como a íris dos olhos, as pálpebras e até as sobrancelhas para fazer a identificação pessoal, cada vez que for solicitado o desbloqueio do terminal.

Para já, este é um pedido de patente, por isso a nova tecnologia não será incluída na próxima geração 15 do iPhone. Mas, alguns especialistas avançam que a Apple pode integrar esta novidade no seu headset Vision Pro que deverá chegar ao mercado no primeiro trimestre de 2024.

Editores 4gnews recomendam:

Mónica Marques
Mónica Marques
Ao longo de mais de 20 anos de carreira na área da comunicação assistiu à chegada do 3G e outros eventos igualmente inovadores no mundo hi-tech. Em 2020 juntou-se à equipa do 4gnews. monicamarques@4gnews.pt