Ver NBA ao vivo como se fosse um filme do Homem Aranha? Será possível!

Luís Guedes
Luís Guedes
Tempo de leitura: 1 min.

Se és fã de basquetebol, então vais gostar das novas invenções tecnológicas da NBA. Ao que tudo indica, muito em breve, poderás ver Stephen Curry, Lebron James e companhia a jogar em tempo real, como se fossem personagens de um filme ou de um videojogo. A inovação, chamada NB-AI, foi anunciada este fim de semana, no NBA All-Star Tech Summit.

No anúncio desta iniciativa da NBA, o comissário da liga, Adam Silver, deu um dos exemplos que será possível fazer com a IA. O próprio pediu para que fizessem, de um jogo entre os Indiana Pacers e os Utah Jazz, um filme do Homem Aranha. O resultado final é o que se pode ver no vídeo abaixo, a partir do minuto 1'12''.

Indiana Pacers vs Utah Jazz (versão Homem Aranha)

Recorde-se que esta não é a primeira investida da NBA, no que toca a Inteligência Artificial. A liga norte-americana de basquetebol já tinha mostrado interesse em criar, com IA, a possibilidade dos adeptos "fazerem parte" do jogo. Há precisamente um ano, no mesmo evento, Silver referiu que não tarda muito para que se criem avatares tridimensionais capazes de encestar nos pavilhões da NBA.

Como refere o portal de notícias do Adrenaline, o utilizador poderá fazer scan de tudo o que o rodeia, como se de um jogador real se tratasse. Ainda não há uma data concreta para a implementação desta novidade, no entanto espera-se que já não falte muito.

Os fãs não acharam grande piada ao NB-AI

Trata-se de uma grande novidade, mas grande parte dos fãs não se mostraram muito entusiasmados. Entre as centenas de comentários feitos, vários pediam que a qualidade do streaming dos jogos melhorasse, em vez de apostar em IA. Pode ler-se, por exemplo, no X, a opinião de um utilizador que diz: "Ninguém pediu nada disto. Tudo o que queríamos, literalmente, era o League Pass a funcionar direito".

Posto isto, resta esperar para ver os avanços da aposta da NBA em IA. A liga parece empenhada em tornar-se o mais tecnológica possível. Será que é o suficiente para responder às necessidades dos fãs de basquetebol?

Luís Guedes
Luís Guedes
É apaixonado pela escrita. Desde tecnologia, a entretenimento, passando sempre pela música e pelos livros, o Luís é fascinado por tornar o complexo em simples e o simples em ainda mais simples.