Ver jogo da NBA ao vivo? Há uma forma "fora da caixa" sem sair de casa

Luís Guedes
Luís Guedes
Tempo de leitura: 2 min.

A NBA move paixões por todo o mundo e, ao que tudo indica, há uma nova forma de ver os jogos da liga norte-americana de basquetebol. Isto porque, mesmo sem sair de casa, já é possível ver os jogos, como se fosse na primeira fila, perto de ídolos como LeBron James ou Steph Curry..

NBA Realidade Virtual
(via Xtadium)

Tal é possível através de Realidade Virtual (RV), que te dá a sensação de estar no pavilhão. Como explica um colega do Android Central, este decidiu que queria ver o jogo entre os Golden State Warriors e os Houston Rockets, que foi disputado no Toyota Center.

Como foi possível ver o jogo com RV?

Para tal, só foi preciso usar os Meta Quest 3, óculos de RV da Meta, e abrir uma aplicação chamada Xtadium. Recorde-se que esta está incorporada nos óculos em questão e é gratuita. No entanto, atenção: nem todos os jogos transmitidos são grátis.

De acordo com a mesma fonte, apenas 52 partidas são totalmente grátis para ver com RV, nesta época da NBA. Quanto ao modo de ver o jogo, consta que, apesar de ser uma maneira futurista, também tem aspetos menos positivos.

Como foi a experiência dos Warriors vs Rockets?

Um aspeto que é salientado pela Android Central tem a ver com a imersão dentro do jogo. Ou seja, tens um plano muito aproximado da cara dos jogadores e as câmaras de 360 graus estão dispostas no centro do terreno. Tudo isso, a juntar ao som do jogo, faz parecer que estás mesmo a ver Steph Curry e companhia.

IMMERSIVE NBA WEEKEND!!Friday: Bulls at Bucks.🔴🟢Saturday: Thunder at Bulls.🔵🔴Remember we also have multi-game nights with all NBA League Pass games!#NBA #IMMERSIVE #BULLS #BUCKS #THUNDER #Sports #fyp #VR pic.twitter.com/lM3mAoTCJu

— Xtadium (@XtadiumVR) 25 de outubro de 2024

A questão é que, apesar do modo de transmissão com RV te dar a sensação de que estás no jogo, perdes a noção completa do campo. Quer isto dizer que, por exemplo, em situações de contra-ataque ou de passes longos, a visibilidade do jogo fica algo comprometida.

Isto acontece já que a mudança de ângulo, de um cesto para o outro, desorienta a experiência de quem vê o jogo. Da experiência dada pelo jornalista da Android Central, este partilha que a câmara de visão lateral das transmissões do Xtadium é bastante baixa. Ou seja, faz parecer com que, à tua frente, estão gigantes a jogar.

Conclusão

Como foi possível ver pela experiência referida, ver NBA em Realidade Virtual pode ter tanto de encantador como de cansativo. Uma sugestão dada pelo utilizador do Meta Quest 3S é que o próprio user tenha a possibilidade de escolher o ângulo que quer ver.

Desta maneira, não seria preciso esperar que a transmissão do jogo fizesse a mudança do ângulo, o que, por vezes, torna a experiência confusa. Uma possibilidade de alternar entre imersão no jogo da NBA e visão de realidade mista também podia ser uma boa melhoria.

Luís Guedes
Luís Guedes
É apaixonado pela escrita. Desde tecnologia, a entretenimento, passando sempre pela música e pelos livros, o Luís é fascinado por tornar o complexo em simples e o simples em ainda mais simples.