Vendas de smartphones em 2019 poderão não ultrapassar 1.500 milhões

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
Tempo de leitura: 2 min.

Por estes dias há quem defenda que o mercado dos smartphones se encontra saturado. Verdade é que atualmente temos muitas mais opções de que há uns anos atrás. Mais do que isso, as opções possuem cada vez melhor qualidade.

Por outro lado, há também quem defenda que este mercado se encontra estagnado. Isto no sentido em que não temos tido grandes evoluções tecnológicas que justifiquem o lançamento de um novo topo de gama todos os anos por parte de algumas marcas.

Vê ainda: Huawei Mate 20 é agora escrutinado nos benchmarks da Geekbench

Um exemplo desta última afirmação pode ser os novos Samsung Galaxy S9 e Galaxy Note 9. As diferenças face aos seus antecessores são mínimas. De facto, é nos pequenos pormenores que conseguimos distinguir estas gerações e tal terá tido impacto real nas vendas de smartphones da sul-coreana.

Posto isto, há já quem olhe para o mercado no próximo ano. Ainda que não tenhamos chegado ao final de 2018 - e ainda temos bons equipamentos por apresentar - já se fala no comportamento deste mercado para 2019.

Em 2019 poderão ser vendidos menos de 1.500 milhões de smartphones

O estudo sobre o qual nos debruçaremos foi levado a cabo pela Digitimes Research. De acordo com as suas conclusões, em 2019 não será ultrapassada a fasquia de 1.500 milhões de smartphones vendidos.

As vendas de smartphones a nível global têm vindo a cair por trimestres consecutivos. Nos vários relatórios que têm sido difundidos todas as agências depositam uma grande esperança no 5G para inverter esta situação.

Aliás, ainda no dia de ontem te demos a conhecer as esperanças da LG para inverter o seu rumo já no próximo ano. Todavia, as conclusões do recente estudo da Digitimes Research são tudo menos animadoras para estas entidades.

De facto, a fonte acredita que o 5G ainda não estará suficientemente maturado no próximo ano ao ponto de inverter o sentido deste mercado. Para a Digitimes Research 2019 será um ano em que o 5G estará ainda muito verde. Ainda não existirá uma simbiose perfeita entre infraestruturas e equipamentos para levar o utilizador a apostar forte na mesma.

Com efeito, será apenas em 2020 que veremos uma rede suficientemente maturada. Só daqui a dois anos é que as operadores começarão a apostar forte nesta conectividade, isto de acordo com o que pode ler-se neste estudo. Para 2023 a fonte estima já um total de 1.700 milhões de smartphones vendidos.

E como se portarão as principais marcas do mercado em 2019?

O mesmo relatório dá-nos ainda uma estimativa global do desempenho das principais marcas do mercado. Com efeito, no próximo ano Samsung, Apple e Huawei continuarão a personificar o pódio do mercado smartphones.

Logo no quarto lugar deverá manter-se a Xiaomi. Este é um reflexo bastante animador do trabalho que esta jovem empresa tem vindo a desenvolver ao longo dos últimos anos. Todas as quatro primeiras empresas deverão superar os 100 milhões de smartphone vendidos em 2019.

De maneira idêntica a Oppo e Vivo deverão conseguir arrecadar o quinto e sexto posto da tabela respetivamente. Ainda assim, estas marcas deverão enfrentar um declínio nas suas vendas de 90 milhões e 70 milhões de unidades respetivamente.

Editores 4gnews recomendam:

Samsung Galaxy S10 terá capacidades próprias de Inteligência Artificial

Facebook Lite encontra-se finalmente disponível para o iOS

Google Drive é a próxima aplicação para Android com novo visual

Fonte

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
No 4gnews desde 2015, escreve e acompanha as últimas tendências, sobretudo smartphones, para que os leitores estejam sempre bem informados.