Vendas de smartphones usados disparou para mais de 225 milhões em 2020

Vitor Urbano
Vitor Urbano
Tempo de leitura: 1 min.

Com o rebentar da pandemia de Covid-19 em 2020, foram muitas as restrições e novas leis que obrigaram milhões de pessoas a colocarem-se em confinamento e adotar um formato de trabalho remoto. Entre as muitas implicações causadas pela pandemia, o mercado dos smartphones acabou por sofrer inevitáveis quedas.

No entanto, novos relatórios publicados pela IDC revelam que estas quebras foram verificadas apenas nas vendas de smartphones novos. Por outro lado, o mercado dos smartphones usados (e recondicionados) apresentou um crescimento impressionante, batendo por uma larga margem os números alcançados em 2019.

De acordo com a IDC, a venda de smartphones usados em 2020 ultrapassou os 225 milhões de unidades, representando um crescimento de 9,2% em comparação aos números registados no ano transato. A empresa vai ainda mais longe, prevendo que até 2024 esses números possam ultrapassar os 350 milhões.

Pandemia de Covid-19 fez disparar as vendas/compras de smartphones usados

Claramente, este foi mais um cenário propulsionado pela pandemia que vivemos atualmente. As várias condicionantes implementadas ao longo de 2020 levou a que muitos utilizadores procurem vender os seus smartphones para tentar juntar algum dinheiro adicional. Por outro lado, os utilizadores que procuram comprar um "novo" smartphone, acabam por procurar alternativas no mercado de smartphones usados para que não precisem de realizar um investimento tão elevado.

Além deste provável cenário, é também importante considerar a crescente popularidade das retomas. Cada vez mais, os utilizadores procuram ofertas por parte das empresas pelos seus atuais smartphones, aproveitando tentadores descontos na compra dos novos modelos.

Ainda que este seja o processo mais prático e que não envolve nenhum tipo de trabalho extra por parte dos utilizadores, raramente é o método mais rentável para venderes/trocares o teu atual smartphone. Podes ver aqui quais as formas mais seguras e rentáveis de comprar smartphones recondicionados em Portugal.

Editores 4gnews recomendam:

  • Nokia 6.4 tem design revelado em imagens detalhadas! Um smartphone barato muito bonito
  • Xiaomi Mi 11 voa de drone e grava vídeo que mostra a sua qualidade
  • Honor V40 tem data de apresentação confirmada. O mais importante smartphone da marca
Vitor Urbano
Vitor Urbano
Sempre de mão-dada esteve a tecnologia, o desporto e o mundo gaming. Por isso, se não estiver a escrever sobre o que de novo há no mundo da tecnologia, o mais provável é estar a jogar uma partida de Ultimate Team no FIFA 19.