Venda de smartphones dobráveis aumentará 10x até 2023, afirma a Counterpoint

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 2 min.

Os smartphones dobráveis começaram por ser uma mera curiosidade. Ainda que fizessem várias manchetes, permaneceriam como nota de rodapé nos relatórios de vendas das principais fabricantes como a Samsung. Este cenário, contudo, mudará muito em breve!

Segundo o mais recente relatório da agência de análise de mercado Counterpoint Research, o volume de smartphones dobráveis vendidos aumentará cerca de 10x até 2023. Trata-se de um prognóstico extremamente positivo, sobretudo para a Samsung.

A Samsung será a líder incontestada no segmento dos smartphones dobráveis

Já este ano - 2021 - o volume de unidades de smartphones dobráveis expedidos deverá triplicar face a 2020. No entanto, a cifra total de unidades expedidas deverá manter-se com um só dígito, chegando ainda assim aos 9 milhões de unidades este ano.

Por outro lado, aponta a Counterpoint Research no seu relatório, esta métrica crescerá exponencialmente no espaço de dois anos - até 2023. Ademais, será a Samsung a única marca a ter uma expressão significativa de dominância neste novo setor.

Mais concretamente, a tecnológica sul-coreana poderá deter até 88% de quota de mercado no setor dos smartphones dobráveis. As suas maiores concorrentes serão a Xiaomi, OPPO, Huawei, entre outras marcas com menor expressão.

Em 2023 a Apple poderá lançar o primeiro dobrável na sua gama de telefones iPhone

O mercado de smartphones dobráveis está a despontar, mas continua parco de alternativas e fabricantes. Isto é, para a além da Samsung que domina o setor - e que o continuará a fazer com mais de 75% de quota de mercado - poucas opções temos.

Ainda assim, a Counterpoint acredita que o exemplo de sucesso da Samsung inspirará a concorrência a apresentar as respetivas alternativas. Entre estas o relatório destaca o papel futuro da Xiaomi, OPPO, Vivo, bem como a Honor.

Os grandes nomes da indústria mobile chinesa deverão dedicar mais tempo e recursos ao desenvolvimento dos seus dobráveis. No entanto, para já os melhores produtos deste segmento continuarão a ter a baixela de qualidade da tecnológica sul-coreana.

A Samsung apresentará novos dobráveis a 11 de agosto

Importa frisar que a Samsung dará a conhecer pelo menos dois novos modelos de smartphones dobráveis muito em breve. Teremos, por exemplo, o Samsung Galaxy Z Fold 3 para os consumidores mais exigentes, bem como o Samsung Galaxy Z Flip 3, provavelmente mais acessível.

Por fim, também a Apple estará a estudar o formato dobrável para uma futura aplicação comercial. Para já, contudo, não temos mais informações sobre o esperado iPhone dobrável que pode chegar em 2023.

Considerariam comprar um smartphone dobrável em 2021?

Editores 4gnews recomendam:

  • Apple Magic Keyboard com Touch ID à venda em Portugal. Mas há um senão
  • Xiaomi enterra o sonho precoce de pagamentos com Bitcoin na Mi Store Portugal
  • Apple procurará fotos de nudez e abuso sexual nos iPhone com iOS 15
Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.